Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/19699
Title: Imagem risco: a mise-en-scène e o “trocadilo” do documentário Estamira
Other Titles: Imagen “riesgo”: la mise-en-scène y el “trocadilo” en el documental Estamira
Risk image: mise-en-scène and the “trocadilo” in Estamira, a documentary
Authors: D'Abreu, Patrícia Cardoso
Affilliation: Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Este trabalho convida a refletir sobre as representações do feminino que, no documentário ‘Estamira’, se dão sob o ‘risco do real’. Mediada pela câmera, a força do imaginário e da vida ordinária constrói algo comum a partir do que colocamos de nós e do outro em ação. Nessa mise-en-scène, a ética da “in-cenação” do mundo e a estética do documental fazem com que os relatos de uma catadora de Campo Grande, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, coloquem no campo da tela o que a exclui: lidar com restos. É com os resíduos de um discurso fragmentado, intenso e em fluxo que o outro da protagonista tem que lidar: catadores de sentido, autores e espectadores do filme são colocados diante da descodificação de chaves de leitura sobre o feminino – o que ela chama de “trocadilo” quando aborda temas como sedução, corpo, consumo, patriarcado, gênero e maternidade.
Abstract: This works invites a reflection on the representations of female identity offered by the documentary ‘Estamira’ under the ‘risk of the real’. Mediated by the camera, the power of the imaginary and collective life build something shared based on what we put in action from ourselves and others. In this mise-en-scéne, the ethics of ‘act(ing)’ the world and the aesthetics of the documentary allow the stories of a wastepicker in Campo Grande (a poor neighborhood in Rio de Janeiro) to prominently display on the screen that which excludes her: handling the waste of others. Those who interact with the protagonist have to deal with the residues of a fragmented, intense discourse in constant flow: these ‘sense pickers’, authors and viewers alike are faced with the decoded keys of her perspective on female identity – what she calls “trocadilo” as she discusses themes such as seduction, patriarchy, gender and maternity.
Abstract in spanish: Este trabajo invita a reflexionar sobre las representaciones de lo femenino que, en el documental Estamira, aparecen bajo el “riesgo de lo real”. Mediante la cámara, la fuerza de lo imaginario y de la vida ordinaria construye algo común a partir de lo que ponemos en acción de nosotros y del otro. En esta mise-en-scène, la ética de la ‘puesta en escena’ del mundo y la estética de lo documental hacen que los relatos de una recolectora de residuos de Río de Janeiro plasmen en la pantalla lo que la excluye: lidiar con restos. Es con los residuos de un discurso fragmentado, intenso, fluido, que el otro de la protagonista tiene que lidiar: recolectores de sentido, autores y espectadores de la película se ven frente la decodificación de claves de lectura sobre lo femenino – lo que ella denomina “trocadilo” al aborda temas como seducción, cuerpo, consumo, patriarcado, género, maternidad.
Keywords: Documentary
Aesthetics
Ethics
Feminine
Gender
Significance
Keywords in spanish: Discourse
Documental
Estética
Ética
Femenino
Discurso
Género
keywords: documentário
Estética
Ética
Feminino
Discurso
Gênero
Sentido
Issue Date: 2017
Publisher: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde.
Citation: D'ABREU, Patrícia Cardoso. Imagem risco: a mise-en-scène e o “trocadilo” do documentário Estamira. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 1-19, 2017.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 11 - Número 2

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ve_D'Abreu_Patrícia_Cardoso_2017.pdf352.42 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.