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PeriodicalCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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RADIS - NÚMERO 35 - JULHO
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca | Date Issued:
2005
Responsible institution
Abstract in Portuguese
A revista Radis, publicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na edição 250, destaca sugestões de pauta apresentadas pelos leitores, além de matérias sobre leishmaniose, marca do SUS, ouvidoria da Fiocruz, orçamento da Saúde e plano de carreira do SUS. Na seção de cartas, os leitores sugerem matérias sobre Alzheimer, depressão, efeitos da telefonia celular, funcionamento de conselhos de saúde e concursos públicos. A matéria de capa, sugerida pelo leitor Rudi Lopes, aborda o (não) uso da marca do SUS. O artigo discute a importância da marca como símbolo do direito universal à saúde e do controle social sobre o sistema. A matéria sobre a recém-criada ouvidoria da Fiocruz destaca a importância de dar voz ao cidadão. O deputado Roberto Gouveia defende a mobilização pela aprovação de projetos de lei para a quebra de patentes de remédios contra a Aids e para a definição do financiamento do SUS. Matéria sobre o plano de carreira do SUS mostra que ainda é tempo de os sindicatos intervirem em defesa de suas teses. A equipe da Radis, ao elaborar a matéria de capa, percebeu que a própria revista não destacava a marca do SUS. A partir de agora, a logomarca do SUS precede Ministério da Saúde, Fiocruz e Ensp no expediente da revista. Conclusão: O texto mostra a importância da participação dos leitores na construção de uma agenda jornalística. Além disso, destaca temas relevantes para a saúde pública brasileira, como a marca do SUS, o orçamento da Saúde e o plano de carreira do SUS.
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