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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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RADIS: COMUNICAÇÃO E SAÚDE, NÚMERO 155, AGOSTO
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca | Date Issued:
2015
Responsible institution
Abstract in Portuguese
O texto aborda o cenário atual do câncer, destacando avanços em prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos que transformaram o diagnóstico da doença de uma sentença de morte para uma possibilidade de cura em muitos casos. Apesar desses avanços, o aumento significativo de casos nas últimas décadas demanda atenção contínua na saúde coletiva. O câncer é a segunda principal causa de morte global, e no Brasil, estima-se 516 mil novos casos este ano, com destaque para tipos como pele não melanoma, próstata, mama feminina, cólon e reto, pulmão, estômago e colo do útero. O envelhecimento da população e a maior exposição a fatores de risco ligados à vida urbana, industrialização, poluição, sedentarismo, tabagismo, obesidade e agrotóxicos na agricultura são apontados como possíveis explicadores desse aumento. A professora Gulnar Azevedo ressalta a multiplicidade de causas para o câncer, além da suscetibilidade genética, enfatizando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Ronaldo Corrêa, do Inca, propõe abandonar metáforas de guerra no contexto do câncer e destaca a necessidade de uma abordagem ética e cuidadosa, priorizando a qualidade de vida dos pacientes. O texto também menciona a crítica à política de "guerra às drogas", argumentando que ela contribui para o extermínio, especialmente contra negros e pobres, e destaca a necessidade de uma abordagem mais abrangente e menos repressiva. No contexto político, o conservadorismo é apontado como ameaça, com movimentos para redução da maioridade penal e mudanças na legislação para permitir que jovens ingressem no mercado de trabalho mais cedo. O texto destaca a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente, que completa 25 anos, como um instrumento para proteger os jovens do trabalho infantil, violência e promover a permanência deles na escola em tempo integral.
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