Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20371
RADIS: COMUNICAÇÃO E SAÚDE, NÚMERO 172, JANEIRO
PEC 55
Emenda Constitucional
Sistema Carcerário
Aleitamento Materno
Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca | Date Issued:
2017
Responsible institution
Abstract in Portuguese
O texto denuncia a voracidade do mercado financeiro em se apropriar dos fundos públicos, especialmente por meio do pagamento de juros e amortizações da dívida pública, enquanto ocorre uma redução e contingenciamento de despesas e investimentos essenciais do Estado. Destaca-se a aprovação da PEC 55, que congela as despesas públicas por 20 anos, como um ataque aos direitos sociais conquistados na Constituição de 1988.
A mídia é criticada por minimizar os impactos negativos dessa medida e por incentivar a urgência na aprovação da reforma da Previdência, que também é vista como prejudicial aos direitos dos trabalhadores. Argumenta-se que o suposto déficit da Previdência não existe quando consideradas todas as fontes de arrecadação do sistema de Seguridade Social.
Além disso, o texto aborda o desmonte e a privatização do Estado, o retrocesso democrático, a criminalização dos movimentos sociais e o aumento da repressão policial, especialmente no contexto da política de guerra às drogas. Destaca-se também o drama das mulheres nas prisões brasileiras, especialmente durante a gravidez, parto, amamentação e separação forçada dos filhos, evidenciando a falta de acesso aos direitos previstos pela legislação penal e a visão punitivista presente na sociedade e no sistema judiciário.
Keywords in Portuguese
Gastos PúblicosPEC 55
Emenda Constitucional
Sistema Carcerário
Aleitamento Materno
Brasil
Share