Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20450
Title: Cheio de mistério e cercado de mistérios: Lima Barreto (1881-1922), psiquiátras, hospício, e o diagnóstico de alcoolismo
Other Titles: Full of mystery and surrounded by mysteries: Lima Barreto (1881-1922), Psychiatrists, hospice, and the diagnosis of alcoholism
Advisor: Wegner, Robert
Members of the board: Venancio, Ana Teresa A.
Souza, Vanderlei Sebastião
Engel, Magali Gouveia
Souza, Vanderlei Sebastião de
Authors: Bulhões, Marianne Azevedo
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: A partir do estudo da experiência de vida do escritor Lima Barreto (1888-1922), internado duas vezes no Hospício Nacional de Alienados (HNA) - 1914 e 1919 - sob o diagnóstico de alcoolismo, este trabalho propõe a discussão de como o diagnóstico é incorporado à vida humana e como pode atuar na constituição identitária do indivíduo, buscando compreender a representação do alcoolismo na sociedade brasileira entre o final do século XIX e início do século XX, e seu reflexo na vivência de um indivíduo diagnosticado com a doença. Para isto, foram levantados pensamentos fortalecidos entre médicos da época sobre as relações entre hereditariedade e alcoolismo, assim como os expostos na produção literária de Lima Barreto. Para um maior entendimento das teorias médicas foram analisados artigos escritos por profissionais que interagiram com Lima Barreto durante suas internações, e outros que, igualmente, faziam parte do corpo médico do HNA e escreviam sobre o alcoolismo no periódico psiquiátrico Archivos Brasileiros de Psychiatria, Neurologia e Sciencias Afins. Com o objetivo de entender como estes pensamentos ultrapassavam a esfera psiquiátrica e eram apresentados à esfera política, relatórios ministeriais escritos por alguns desses profissionais envolvidos com a Assistência a Alienados foram analisados. Além disto, para melhor compreender como ocorria o processo de internação, foi fundamental a análise de prontuários médicos contendo descrições de diagnósticos e tratamentos, focando principalmente nas duas internações do escritor no HNA. Desta forma, o trabalho discute as implicações de um diagnóstico médico psiquiátrico na vida do indivíduo diagnosticado, partindo da experiência de Lima Barreto e seus questionamentos acerca da ciência e do diagnóstico recebido.(AU)
keywords: Alcoolismo
Diagnóstico
Psiquiatria
Lima Barreto
DeCS: Alcoolismo
Diagnóstico
Psiquiatria
Issue Date: 2015
Citation: BULHÕES, Marianne Azevedo. Cheio de mistério e cercado de mistérios: Lima Barreto (1881-1922), psiquiátras, hospício, e o diagnóstico de alcoolismo. 2015. 159 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2015.
Date of defense: 2015
Place of defense: Rio de Janeiro
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:COC - PPGHCS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
161.pdf8 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.