Advisor | Modena, Celina Maria | pt_BR |
Author | Figueira, Taís Rocha | pt_BR |
Access date | 2017-08-24T14:26:55Z | |
Available date | 2017-08-24T14:26:55Z | |
Document date | 2007 | |
Citation | FIGUEIRA, Taís Rocha. Educação em saúde bucal para gestantes: possibilidades de construção e multiplicação de saberes. 2007. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Centro de Pesquisas René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz, Belo Horizonte, 2007. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20734 | |
Abstract in Portuguese | A atenção odontológica ao binômio mãe-filho durante o pré-natal é entendida como fundamental, pelo momento de motivação em que a gestante se encontra, o que propicia a aquisição de novos conhecimentos e práticas; como prioritária, pela importância que a futura mamãe tem na multiplicação de hábitos saudáveis no núcleo familiar; e como imprescindível, pela oportunidade de promover saúde consigo mesma, com o bebê que espera e com toda a família. Assim, no intuito de estimular a educação em saúde bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), procuramos investigar as percepções e representações de saúde e saúde bucal entre gestantes para construção de um material educativo. Para cumprir esses objetivos, buscou-se diferentes referenciais teórico-metodológicos: pesquisa qualitativa, modelo de crenças em saúde e representação social. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, cujo roteiro englobou questões referentes ao processo saúde- doença-cuidado. O número de entrevistas foi definido a partir do critério de saturação, totalizando 20 informantes. As entrevistas foram gravadas, transcritas e tiveram duração média de 45 minutos. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo. Observou-se que houve a incorporação do conceito positivo de saúde pela população estudada e que tanto a saúde geral, quanto a bucal, são representadas como bem-estar e como o ato de cuidar. As práticas de prevenção e promoção de saúde apareceram orientadas pelo conceito positivo de saúde, prazer, interferências no cotidiano, força de vontade e valor conferido à vida. Quando a investigação focalizou o período gravídico, verifica mos que a conduta das gestantes passa a ser influenciada principalmente pelo discurso biomédico centrado na criança e caracterizado pela responsabilização única da gestante pelo êxito do processo reprodutivo. Essas concepções favorecem o desenvolvimento de sentimentos de culpa e angústia e a adesão às prescrições médicas, mas não às odontológicas, devido à crença de que o tratamento odontológico prejudica o bebê. Contribui ainda para a dificuldade de adesão aos cuidados odontológicos uma série de fatores cognitivos e estruturais como a falta de percepção de suscetibilidade às doenças bucais, dos benefícios das medidas preventivas, de recursos financeiros, medo, falta de confiança no serviço público, dificuldade em conseguir atendimento no serviço público, a sobrecarga proveniente da necessidade de cumprir os vários papéis sociais que lhes são exigidos. Diante dos resultados encontrados, verificamos a necessidade de reformulação das estratégias educativas e assistenciais empregadas, desenvolvendo-se abordagens mais abrangentes, no qual a mulher seja percebida em toda sua integralidade e como um ser que também precisa de cuidados e a poio, propiciando um acolhimento às suas ansiedades, queixas e temores, minimizando os sentimentos de culpa socialmente construídos. No caso específico da saúde bucal, as práticas educativas deveriam considerar a necessidade de promover a resignificação de algumas crenças, de ampliar o conhecimento sobre saúde bucal e, principalmente, de estimular o debate sobre formas de transpor as barreiras que dificultam ou impedem a ação. Ao final da análise dos dados coletados, elaboramos um protótipo de material educativo que aborda as principais questões identificadas na etapa de diagnóstico. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação em Saúde | pt_BR |
Subject in Portuguese | Saúde Bucal | pt_BR |
Subject in Portuguese | Gestante | pt_BR |
Title | Educação em saúde bucal para gestantes: possibilidades de construção e multiplicação de saberes | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2007 | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou | pt_BR |
Degree level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Place of Defense | Belo Horizonte/MG | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde | pt_BR |
Co-Advisor | Schall, Virgínia Torres | pt_BR |
Co-Advisor | Ferreira, Efigênia Ferreira e | pt_BR |
Abstract | The dental care during prenatal is seen as essential because the pregnant woman is consider more susceptible to the acquisition of new knowledge and prac tices, that could influenciate healthy habits in the family nucleus. Thus, in or der to stimulate education in oral health within the SUS, we investigate the perceptions and repres entations of health and oral health among pregnant woman to develop an educational material. To a chieve these goals, we used different methodologies: qualitative research, health beli ef models and social representation. The data were collected by 20 semi-structured i nterviews. The interviews were recorded, transcribed and had a length of 45 minutes on average. Dat a analysis was conducted by content analysis technical It was observed that there both gene ral health, as the oral health, are represented as welfare and as the act of care. The pra ctices of prevention and health promotion were influenciatede by the concept of positive health, pleasure, changes in the routine, good will and the value given to life. When the research focused on pregnacy, practices of pregnant will be influenced by the biomedical speech focused on the child and characterized by blame woman for the success of child development. These conceptions stimulate feelings of guilt, anxiety and the join to medical pre scriptions, but not to the dental care, because they believe that the dental treatment could a ffect the baby. Other factors contribute to the difficulty of take dental care, such as: lack of perception of susceptibility to oral diseases and of the benefits of preventive measures, insuff icient money, fear, mistrust in public service, difficulty in getting attendance in public serv ice, the lack of time. This results showed that is necessary to revise the educational and care s trategies employed, developing more comprehensive approaches, in which woman is perceived t hroughout its completeness. In the specific case of oral health, educational practices s hould consider the need to promote the modifcation of some beliefs, to expand knowledge about oral health and, above all, to stimulate discussion on ways to overcome the barriers that hinder or stop the action. After the end of the data analysis, we produce a prototype of educational ma terial which addresses the key issues identified in stage of diagnosis. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil. | pt_BR |
Member of the board | Celina Maria | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |