Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20734
EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA GESTANTES: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO E MULTIPLICAÇÃO DE SABERES
Figueira, Taís Rocha | Date Issued:
2007
Author
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
A atenção odontológica ao binômio mãe-filho durante o pré-natal é ent
endida como
fundamental, pelo momento de motivação em que a gestante se encontra
, o que propicia a
aquisição de novos conhecimentos e práticas; como prioritária, p
ela importância que a futura
mamãe tem na multiplicação de hábitos saudáveis no núcleo famil
iar; e como imprescindível,
pela oportunidade de promover saúde consigo mesma, com o bebê que esper
a e com toda a
família. Assim, no intuito de estimular a educação em saúde buc
al no âmbito do Sistema
Único de Saúde (SUS), procuramos investigar as percepções e repr
esentações de saúde e
saúde bucal entre gestantes para construção de um material edu
cativo. Para cumprir esses
objetivos, buscou-se diferentes referenciais teórico-metodológicos:
pesquisa qualitativa,
modelo de crenças em saúde e representação social. Os dados fora
m coletados através de
entrevista semi-estruturada, cujo roteiro englobou questões refere
ntes ao processo saúde-
doença-cuidado. O número de entrevistas foi definido a partir do cr
itério de saturação,
totalizando 20 informantes. As entrevistas foram gravadas, tr
anscritas e tiveram duração
média de 45 minutos. Para a análise dos dados, foi utilizada a téc
nica de Análise de Conteúdo.
Observou-se que houve a incorporação do conceito positivo de saúde pela popula
ção estudada
e que tanto a saúde geral, quanto a bucal, são representadas como be
m-estar e como o ato de
cuidar. As práticas de prevenção e promoção de saúde apareceram
orientadas pelo conceito
positivo de saúde, prazer, interferências no cotidiano, força
de vontade e valor conferido à
vida. Quando a investigação focalizou o período gravídico, verifica
mos que a conduta das
gestantes passa a ser influenciada principalmente pelo discurso
biomédico centrado na criança
e caracterizado pela responsabilização única da gestante pelo
êxito do processo reprodutivo.
Essas concepções favorecem o desenvolvimento de sentimentos de cul
pa e angústia e a
adesão às prescrições médicas, mas não às odontológicas, devido à
crença de que o tratamento
odontológico prejudica o bebê. Contribui ainda para a dificuldade de adesão
aos cuidados
odontológicos uma série de fatores cognitivos e estruturais como a
falta de percepção de
suscetibilidade às doenças bucais, dos benefícios das medidas
preventivas, de recursos
financeiros, medo, falta de confiança no serviço público, dificul
dade em conseguir
atendimento no serviço público, a sobrecarga proveniente da nece
ssidade de cumprir os vários
papéis sociais que lhes são exigidos. Diante dos resultados encontrados
, verificamos a
necessidade de reformulação das estratégias educativas e a
ssistenciais empregadas,
desenvolvendo-se abordagens mais abrangentes, no qual a mulher seja
percebida em toda sua
integralidade e como um ser que também precisa de cuidados e a
poio, propiciando um
acolhimento às suas ansiedades, queixas e temores, minimiz
ando os sentimentos de culpa
socialmente construídos. No caso específico da saúde bucal, as práti
cas educativas deveriam
considerar a necessidade de promover a resignificação de alg
umas crenças, de ampliar o
conhecimento sobre saúde bucal e, principalmente, de estimular
o debate sobre formas de
transpor as barreiras que dificultam ou impedem a ação. Ao fina
l da análise dos dados
coletados, elaboramos um protótipo de material educativo que aborda as
principais questões
identificadas na etapa de diagnóstico.
Abstract
The dental care during prenatal is seen as essential because
the pregnant woman is
consider more susceptible to the acquisition of new knowledge and prac
tices, that could
influenciate healthy habits in the family nucleus. Thus, in or
der to stimulate education in oral
health within the SUS, we investigate the perceptions and repres
entations of health and oral
health among pregnant woman to develop an educational material. To a
chieve these goals, we
used different methodologies: qualitative research, health beli
ef models and social
representation. The data were collected by 20 semi-structured i
nterviews. The interviews were
recorded, transcribed and had a length of 45 minutes on average. Dat
a analysis was conducted
by content analysis technical It was observed that there both gene
ral health, as the oral health,
are represented as welfare and as the act of care. The pra
ctices of prevention and health
promotion were influenciatede by the concept of positive health,
pleasure, changes in the
routine, good will and the value given to life. When the research
focused on pregnacy,
practices of pregnant will be influenced by the biomedical speech
focused on the child and
characterized by blame woman for the success of child development.
These conceptions
stimulate feelings of guilt, anxiety and the join to medical pre
scriptions, but not to the dental
care, because they believe that the dental treatment could a
ffect the baby. Other factors
contribute to the difficulty of take dental care, such as:
lack of perception of susceptibility to
oral diseases and of the benefits of preventive measures, insuff
icient money, fear, mistrust in
public service, difficulty in getting attendance in public serv
ice, the lack of time. This results
showed that is necessary to revise the educational and care s
trategies employed, developing
more comprehensive approaches, in which woman is perceived t
hroughout its completeness.
In the specific case of oral health, educational practices s
hould consider the need to promote
the modifcation of some beliefs, to expand knowledge about oral health
and, above all, to
stimulate discussion on ways to overcome the barriers that hinder or
stop the action. After the
end of the data analysis, we produce a prototype of educational ma
terial which addresses the
key issues identified in stage of diagnosis
Share