Advisor | Lima, Júlio César França | |
Author | Barbosa, Dulciane Martins Vasconcelos | |
Access date | 2017-08-28T21:56:34Z | |
Available date | 2017-08-28T21:56:34Z | |
Document date | 2017 | |
Citation | BARBOSA, Dulciane Martins Vasconcelos. A formação docente para profissionais graduados realizada pela Escola Técnica do SUS do Estado do Piauí (ETSUS-PI) no contexto da educação profissional técnica em saúde . 2016, 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20791 | |
Abstract in Portuguese | Esse estudo tem como objeto a Formação Docente realizada na Escola Técnica do Sistema
Único de Saúde do estado do Piauí (ETSUS-PI) para profissionais graduados, que atuam como
professores nos cursos de Formação Técnica de Nível Médio em Saúde ofertados pela escola,
tendo como objetivo principal compreender os pressupostos teóricos metodológicos que embasam
a formação. Demonstra-se através da contextualização histórica no Campo da Educação
Profissional em Saúde, a característica do trabalho docente de preparar para um trabalho específico,
e evidencia a necessidade de processos de formação docente que supere a concepção de
homem como fator econômico e a visão tecnicista da educação, apontando para uma formação
que considere as transformações sociais e, particularmente no mundo do trabalho, contribuindo
assim, para processos emancipatórios. Considera-se a hipótese de que a Formação Docente realizada
pela ETSUS-PI é de cunho pragmático, e que o trabalho como princípio educativo é
entendido como princípio pedagógico. Desse modo é realizada uma pesquisa exploratória, incluindo
pesquisa documental e pesquisa de campo na Escola Técnica do SUS do Piauí, através
de entrevista com docentes e representantes da escola. Utiliza-se abordagem qualitativa. O tratamento
dos dados da pesquisa foi realizado por meio de Análise de Conteúdo com base em
Bardin (2011). Evidencia-se ênfase na instrumentalização pedagógica, em prejuízo das dimensões
ético-políticas, que relacione o mundo do trabalho com as contradições da sociedade capitalista.
Portanto confirma-se uma formação com o objetivo de preparar o professor para a tarefa
específica de ensinar determinado conteúdo. Foi identificado um alinhamento a metodologia da
problematização, a adesão ao pensamento de Paulo Freire, e o uso de metodologias ativas. Expõe
uma preocupação com o aprender a aprender, característica predominante do Escolanovismo.
A análise documental aponta a adesão a pedagogia tradicional, entretanto, sugere uma
perspectiva de superação, visto a preocupação com os aspectos pedagógicos, demonstrando-se
uma mesclagem de propostas pedagógicas. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | EPSJV | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Docente | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação Profissionalizante em Saúde Pública | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino Médio | pt_BR |
Title | A formação docente para profissionais graduados realizada pela Escola Técnica do SUS do Estado do Piauí (ETSUS-PI) no contexto da educação profissional técnica em saúde | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2016-07-14 | |
Departament | Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Degree level | Mestrado Profissional | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Abstract | This study has like object the teoric-metodological bases of teacher´s graduation realized in
Technique School of Unique Health Sisteme of state of Piauí (ETSUS-PI) for professional graduates,
who work as teachers in courses of technical graduation of middle level in health ofereced
by school, shows up by the contextualization in health education professional field. A feature
of teacher work of prepare for a sprecific work ,and evidance a necessity of processes of teacher
graduation that overcome a conçeption of man as a economic fator and a technicist visiono of
education, pointing out for a graduation that considere the social transformations and particularly
in work´s world ,contributing like this for processes emancipatory.Its considere the assumptions
that a teacher graduation realized by ETSUS –PI is of nature pragmatic and that a
work as educational principle is understood as pedagogical principle .in this mode is realized
na exploratory research, including documentar research and field research in the technique
school of SUS of Piauí ,through interview with teachers and representatives of school ,it uses
qualitative approach ,the data of research was realized through analyses of contente with base
in Bardin (2011) . It evidance emphasis in pedagogic instrumentalization to the detrimente of
the dimensions ethical –political, that relate a world’s work with the contradictions of capitalist
society .therfore it confirme a graduation with objective to prepare a teacher for sprecifique
assignment for teachcertain contente. It was identified alignment an metodologie of problematization
,the adherence to thinking of Paulo Freire, and a use of active methodologies, exposes
a concern with learn to learn predominant feature of escolanovism, a documenatary annalyse
points to accession to traditional pedagogy ,however,suggests a prospecto f overcoming ,seen
with concern with the pedagogic aspects,showin it merge pedagogical proposals . | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz/ Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
Subject | Teacher | pt_BR |
Subject | Vocational Education in Public Health | pt_BR |
Subject | High school. | pt_BR |
Member of the board | Vieira, Monica | |
Member of the board | Torrez, Milta Neide Freire Barron | |
Member of the board | Lima, Júlio César França | |
DeCS | Educação Profissionalizante em Saúde | pt_BR |
DeCS | Docentes | pt_BR |
DeCS | Desenvolvimento de Pessoal | pt_BR |
DeCS | Educação Continuada | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |