Autor | Santos, Adriana Kelly | |
Autor | Monteiro, Simone Souza | |
Autor | Ribeiro, Ana Paula Goulart | |
Data de acesso | 2017-09-28T11:46:24Z | |
Data de disponibilização | 2017-09-28T11:46:24Z | |
Data do publicação | 2010 | |
Citação | SANTOS, Adriana Kelly; MONTEIRO, Simone Souza; RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Acervo de materiais educativos sobre hanseníase: um dispositivo da memória e das práticas comunicativas. Interface Com. Saúde Educação, v.14, n.32, p.37-51, jan./mar 2010. | pt_BR |
ISSN | 1414-3283 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/21163 | |
Resumo | Os materiais educativos integram as
diretrizes de Programas de Controle de
Hanseníase. Neste trabalho objetivase:
descrever o processo de elaboração
de um banco de 276 materiais sobre
hanseníase produzidos por instituições
públicas e não-governamentais, entre
1972-2008; analisar o tipo, o público
e os objetivos. O banco foi elaborado
numa base eletrônica de dados, contendo
a análise descritiva e temática e um link
para o documento completo dos materiais.
Os materiais destinam-se ao público
em geral (75%), profissionais de saúde
(12%), público infanto-juvenil (6%),
portadores de hanseníase (3%) e outros
(4%). Predominam panfletos (26%),
folhetos (24%), cartazes (23%), seguidos
de cartilhas (15%), álbuns seriados (3%)
e outros (9%). Objetivam aumentar a
autossuspeição, detecção de casos e
divulgar os serviços de saúde. Predomina o
discurso biomédico, a linguagem técnicaprescritiva
e as relações hierarquizadas
entre enunciador-destinatário. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | UNESP - Faculdade de Medicina de Botucatu | pt_BR |
Direito Autoral | open access | |
Palavras-chave | Materiais educativos | pt_BR |
Palavras-chave | Hanseníase | pt_BR |
Palavras-chave | Comunicação | pt_BR |
Título | Acervo de materiais educativos sobre hanseníase: um dispositivo da memória e das práticas comunicativas | pt_BR |
Tipo do documento | Article | |
Resumo em Inglês | Educational materials form part of the
guidelines for Hansen’s disease control
programs. The aims of the present study
were to describe the process of creating a
database for 276 educational materials on
Hansen’s disease that were produced by
public and non-governmental institutions
between 1972 and 2008, and to analyze
the type, target public and objectives.
The database was set up electronically
and contained a descriptive and thematic
analysis and a link to the complete
document containing the materials. The
materials were targeted at the general
public (75%), healthcare professionals
(12%), children and adolescents (6%),
individuals with Hansen’s disease (3%),
and others (4%). Pamphlets (26%), leaflets
(24%) and posters (23%) predominated,
followed by primers (15%), flipbooks (3%)
and others (9%). They aimed to increase
self-awareness and case detection and to
publicize healthcare services. Biomedical
discourse using technical-prescriptive
language and hierarchical relationships
between enunciator and target
predominated. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ. Brasil | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação, Saúde e Ambiente. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. | pt_BR |
Afiliação | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Educational materials | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Hansen´s disease | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Communication | pt_BR |
e-ISSN | 1807-5762 | |