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ACERVO DE MATERIAIS EDUCATIVOS SOBRE HANSENÍASE: UM DISPOSITIVO DA MEMÓRIA E DAS PRÁTICAS COMUNICATIVAS
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação, Saúde e Ambiente. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação, Saúde e Ambiente. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os materiais educativos integram as
diretrizes de Programas de Controle de
Hanseníase. Neste trabalho objetivase:
descrever o processo de elaboração
de um banco de 276 materiais sobre
hanseníase produzidos por instituições
públicas e não-governamentais, entre
1972-2008; analisar o tipo, o público
e os objetivos. O banco foi elaborado
numa base eletrônica de dados, contendo
a análise descritiva e temática e um link
para o documento completo dos materiais.
Os materiais destinam-se ao público
em geral (75%), profissionais de saúde
(12%), público infanto-juvenil (6%),
portadores de hanseníase (3%) e outros
(4%). Predominam panfletos (26%),
folhetos (24%), cartazes (23%), seguidos
de cartilhas (15%), álbuns seriados (3%)
e outros (9%). Objetivam aumentar a
autossuspeição, detecção de casos e
divulgar os serviços de saúde. Predomina o
discurso biomédico, a linguagem técnicaprescritiva
e as relações hierarquizadas
entre enunciador-destinatário.
Abstract
Educational materials form part of the
guidelines for Hansen’s disease control
programs. The aims of the present study
were to describe the process of creating a
database for 276 educational materials on
Hansen’s disease that were produced by
public and non-governmental institutions
between 1972 and 2008, and to analyze
the type, target public and objectives.
The database was set up electronically
and contained a descriptive and thematic
analysis and a link to the complete
document containing the materials. The
materials were targeted at the general
public (75%), healthcare professionals
(12%), children and adolescents (6%),
individuals with Hansen’s disease (3%),
and others (4%). Pamphlets (26%), leaflets
(24%) and posters (23%) predominated,
followed by primers (15%), flipbooks (3%)
and others (9%). They aimed to increase
self-awareness and case detection and to
publicize healthcare services. Biomedical
discourse using technical-prescriptive
language and hierarchical relationships
between enunciator and target
predominated.
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