Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/218
Type
ArticleCopyright
Restricted access
Collections
- IFF - Artigos de Periódicos [1242]
Metadata
Show full item record
LEARNING DIFFICULTIES IN SCHOOLCHILDREN BORN WITH VERY LOW BIRTH WEIGHT
Desenvolvimento Infantil - fisiologia
Transtornos de Aprendizagem - etiologia
Transtornos Cognitivos - etiologia
Avaliação Educacional
Testes de Inteligência
Fatores Socioeconômicos
Psicometria
Estudantes
Alternative title
Dificuldade de aprendizagem em escolares de muito baixo peso ao nascerAffilliation
Rio de Janeiro (RJ). Secretaria Municipal da Saúde. Hospital Municipal Raphael de Paula Souza. Programa Núcleo Atenção Interdisciplinar do Recém-Nascido de Risco. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Seguimento de Recém-Nascido de Risco. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Rio de Janeiro (RJ). Secretaria Municipal da Saúde. Hospital Municipal Raphael de Paula Souza. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Fernandes Figueira. Seguimento de Recém-Nascido de Risco. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Rio de Janeiro (RJ). Secretaria Municipal da Saúde. Hospital Municipal Raphael de Paula Souza. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivos: Investigar a associação entre muito baixo peso ao
nascer e dificuldade de aprendizagem à idade escolar, através de
revisão sistemática da literatura, identificando quais os padrões de
dificuldade de aprendizagem nesses escolares, possíveis correlações
cognitivas, singularidades nos extratos ponderais de muito baixo peso
ao nascer e interferência de fatores socioeconômicos e clínicos nos
resultados.
Fontes dos dados: Busca bibliográfica (MEDLINE, LILACS, Excerpta
Medica, listas de referências de artigos originais, periódicos
ligados ao tema, informações de experts da área e bancos de teses e
dissertações), utilizando as palavras-chave: prematuridade/muito baixo
peso ao nascer, dificuldade de aprendizagem/realização acadêmica/
performance escolar, seguimento/resultados/coorte.
Síntese dos dados: Com a busca, 114 artigos foram captados, e
os 18 com adequação metodológica foram selecionados, abordando
dificuldade de aprendizagem em escolares de muito baixo peso ao
nascer. Observou-se pior desempenho acadêmico destes, quando toda
a população de estudo era comparada aos nascidos a termo. A área mais
acometida foi a matemática. O risco de evoluir com dificuldades de
aprendizagem mostrou-se maior conforme diminuiu o peso ao nascer.
Constatou-se associação entre muito baixo peso ao nascer e comprometimentos
cognitivos.
Conclusões: A abordagem sistemática corroborou os resultados
obtidos de estudos da literatura: os escolares de muito baixo peso ao
nascer apresentaram maior risco de dificuldades de aprendizagem
quando comparados aos a termo. Predominou o acometimento de
múltiplos domínios acadêmicos, sendo a matemática a área mais
acometida. Observou-se um gradiente crescente de risco à medida que
o peso ao nascer diminuía. Houve associação entre muito baixo peso ao
nascer e comprometimento cognitivo.
Abstract
Objectives: To investigate the relationship between very low birth
weight and learning difficulties at school by means of a systematic
review of the literature, identifying patterns of learning difficulties
among these schoolchildren, possible cognitive correlations, peculiarities
of the lowest birth weight ranges and any interference with outcomes
by socioeconomic and/or clinical factors.
Sources of data: Bibliographic search (MEDLINE, LILACS, Excerpta
Medica, reference lists of original articles, periodicals related to the
subject, information from experts in the area and thesis and dissertation
databases) on the keywords: prematurity/very low birth weight, learning
difficulties/academic achievement/school performance, follow-up/
results/cohort.
Summary of the findings: The search returned 114 articles and
the 18 of these were selected as having investigated learning difficulties
in schoolchildren born with very low birth weights using appropriate
methodology. The academic performance of these children was observed
to be inferior the whole study population was compared with those born
full term. The subject most compromised was mathematics. The risk of
suffering from learning difficulties increased in inverse proportion to
birth weight. An association was identified between very low birth
weight and cognitive compromise.
Conclusions: The systematic approach corroborated the results
obtained by published studies: schoolchildren born with very low birth
weights exhibited increased risk of learning difficulties when compared
with those born at full term. There was a predominance of children with
multiple academic subjects compromised and mathematics was the
most affected. Risk was observed to follow an ascending gradient as
birth weight reduced. There was an association between very low birth
weight and cognitive compromise.
DeCS
Recém-Nascido de muito Baixo Peso - fisiologiaDesenvolvimento Infantil - fisiologia
Transtornos de Aprendizagem - etiologia
Transtornos Cognitivos - etiologia
Avaliação Educacional
Testes de Inteligência
Fatores Socioeconômicos
Psicometria
Estudantes
Share