Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2274
Title: O Ministério da Saúde informa: as redes sociais podem ser alternativas para comunicação do SUS, Uma análise das estratégias comunicacionais e do discurso ministerial através do Twitter, Youtube e Orkut
Authors: Garcia, Marcelo Pereira
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a comunicação do Ministério da Saúde nas redes sociais. Na última década, a Internet tem revolucionado a forma de fazer e pensar comunicação, se apresentando como uma potencial alternativa aos meios de comunicação tradicionais, mais democrática e descentralizada. Desta forma, pode ser essencial para a superação de algumas das mais importantes limitações do Sistema Único de Saúde, cujas práticas comunicacionais centralizadas ainda pouco refletem seus ideais democráticos e de cidadania. No entanto, para realizar plenamente esse potencial, é necessária a adoção, pelo Ministério da Saúde, de políticas públicas de comunicação voltadas para a participação na gestão e para o controle social do sistema. É importante, ainda, levar em consideração a conjuntura dos atuais debates sobre a regulação e a regulamentação das práticas na rede - a governança da rede - que definirão até que ponto o potencial democrático da Internet poderá efetivamente ser implementado nas próximas décadas. A análise das práticas comunicacionais do Ministério da Saúde nas redes sociais pode fornecer dados importantes para definir se essa comunicação é pensada de forma planejada e estratégica e se ela traz consigo um novo conceito de comunicação ou limita-se a reproduzir, em outro meio, o que já era feito anteriormente. (resumo do autor)
keywords: Redes Socias
Comunicação
SUS
Issue Date: 2009
Citation: GARCIA, Marcelo Pereira. Ministério da Saúde informa: as redes sociais podem ser alternativas para comunicação do SUS, Uma análise das estratégias comunicacionais e do discurso ministerial através do Twitter, Youtube e Orkut. 2009. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Comunicação em Saúde) - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2009.
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Pós-Graduação em Comunicação e Saúde
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - Trabalhos de Conclusão de Curso - Especialização C&S

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo-Trabalho-C&S-2009.pdf264.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.