Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/22746
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- IOC - Artigos de Periódicos [12973]
Metadata
Show full item record
TRANSFERÊNCIA DIDÁTICA COMO PROBLEMA PEDAGÓGICO PARA O ENSINO EM PROGRAMAS DE FORMAÇÃO EM BIOMONITORAMENTO AMBIENTAL
Alternative title
Didactic transposition as pedagogical problem for education and training program in environmental biomonitoringAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociência e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociência e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho tem a finalidade de apresentar o processo de investigação com o qual
procuramos estabelecer o quanto e como um conjunto de estudos acadêmicos deve ser
adaptado para desenvolver um livro técnico específico, a ser utilizado para o ensino em
programas de formação em biomonitoramento. Realizar produtos didáticos a partir de
material científico não é só pensar em aplicar estratégias e processos de transferência
didática necessários por interligar a cultura científica à cultura de destino, mas também
utilizar elementos facilitadores de consulta e compreensão do texto. Tal atividade deve
incluir outros elementos, entre os quais aqueles ligados ao idioma e à cultura local.
Abstract
This work aims to present the research process which was established as and how many
a set of academic studies should be adapted to develop a specific technical book for
teaching in biomonitoring training programs. To realize an educational product from
scientific papers is not just thinking in applying strategies and processes for didactic
transposition. That necessary to link scientific culture with target culture, but also use
facilitators elements to access and understanding the text and should include other
elements like the local language and culture.
Share