Advisor | Santos, Marco Antonio Carvalho | |
Author | Hansen, Sheila de Oliveira | |
Access date | 2017-10-18T16:18:25Z | |
Available date | 2017-10-18T16:18:25Z | |
Document date | 2017 | |
Citation | HANSEN, Sheila de Oliveira. Reflexões sobre o ensino da arte no ensino médio: experiências de quem rema contra a maré. 2017, 184 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/22865 | |
Abstract in Portuguese | Este trabalho pretende investigar experiências no ensino de arte de docentes comprometidos com uma prática pedagógica libertadora e como estas se dão em escolas públicas, no município do Rio de Janeiro. O campo em que se inscreve é a Arte-Educação, inserido no processo de disputas de interesse pelo projeto de Educação dentro da escola pública, no ensino médio. O estudo se fundamenta na perspectiva do materialismo histórico, tomando-se de Karel Kosík o conceito da arte como práxis na produção e compreensão da cultura de uma sociedade e de práxis pedagógica em suas relações, partindo principalmente de Raymond Williams e Paulo Freire. Para realizar um estudo descritivo e exploratório, foram entrevistados docentes de arte que, diante de uma realidade educacional tão adversa, persistem no projeto de uma práxis transformadora. Após a análise dos relatos colhidos, utilizando-se a teoria da análise do discurso, foram observadas estratégias comuns, a partir da construção de discursos que valorizam o potencial transformador da educação e da arte, assim como de uma prática ancorada na perspectiva de mudança social. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | EPSJV | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Educação | pt_BR |
Subject in Portuguese | Arte | pt_BR |
Subject in Portuguese | Cultura | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino Médio | pt_BR |
Title | Reflexões sobre o ensino da arte no ensino médio: experiências de quem rema contra a maré | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Defense date | 2017-04-27 | |
Departament | Coordenação de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | pt_BR |
Degree level | Mestrado Profissional | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde | pt_BR |
Abstract | This study intends to investigate experiences of art teachers, all committed to a pedagogical liberation practice, and how it takes place in the public schools they teach, in the city of Rio de Janeiro. The field of knowledge in which this study is inscribed is Art Education, inserted in the process of disputes of interests within the Education project for the public High School. The work is based on the perspective of historical materialism, taking from Karel Kosík the concept of art as ‘praxis’ in the production and understanding of the culture of a society, and of pedagogical praxis in their relations, taking as main references Raymond Williams and Paulo Freire. To conduct a descriptive and exploratory study, art teachers who persist in the proposition of a transforming praxis, even when faced with such adverse educational reality as ours, were interviewed. After analyzing the collected reports, using the Discourse Analysis theory, common strategies were observed, based on the construction of discourses that value the transforming potential of education and art, as well as a practice anchored in the perspective of social change. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
Subject | Education | pt_BR |
Subject | Art | pt_BR |
Subject | Culture | pt_BR |
Subject | Teaching Medium. | pt_BR |
Member of the board | Martins, Carla Macedo | |
Member of the board | Requião, Luciana Pires de Sá | |
Member of the board | Santos, Marco Antonio Carvalho | |
DeCS | Educação | pt_BR |
DeCS | Arte | pt_BR |
DeCS | Cultura | pt_BR |
DeCS | Características Culturais | pt_BR |
DeCS | Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |