Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23432
Title: Alterações anatomopatológicas no coração de cães domésticos naturalmente infectados por Leishmania (Leishmania) chagasi
Advisor: Sousa, Andréa Silvestre de
Figueiredo, Fabiano Borges
Members of the board: Menezes, Rodrigo Caldas
Tortelly, Rogerio
Madeira, Maria de Fátima
Pereira, Sandro Antonio
Authors: Furtado, Marina Carvalho
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Leishmania (Leishmania) chagasi é o agente etiológico da leishmaniose visceral, que acomete seres humanos, cães e outros mamíferos. A leishmaniose visceral canina (LVC) afeta principalmente órgãos ricos em células do sistema mononuclear fagocitário, como linfonodos, fígado, baço e medula óssea, mas também pele, rins, olhos e outros órgãos. Há poucos relatos na literatura sobre o acometimento do coração. O objetivo deste estudo foi avaliar alterações anatomopatológicas em diferentes regiões anatômicas do coração de cães domésticos naturalmente infectados por Leishmania (L.) chagasi. Foram incluídos no estudo 18 cães sororreatores (13 sintomáticos e 5 assintomáticos) provenientes do município de Bauru-SP, com infecção confirmada através de cultura parasitológica de pele. Foi realizada avaliação macroscópica, histopatológica e imunohistoquímica do tecido cardíaco, incluindo átrios, ventrículos, pericárdio parietal e válvulas cardíacas Não foram encontradas alterações macroscópicas no coração de nenhum dos animais avaliados. Foram encontradas formas amastigotas de Leishmania no tecido cardíaco de 9 (50%) animais e 16 (89%) apresentaram lesão cardíaca microscópica. As lesões encontradas foram: miocardite, pericardite visceral e parietal, e endocardite valvular e mural, classificadas em focal, multifocal e difusa, em intensidade leve a acentuada, compostas por infiltrado inflamatório de linfócitos, macrófagos e plasmócitos; formação de granulomas no miocárdio e pericárdio; destruição de fibras musculares cardíacas e acometimento de células do sistema de condução especializado. As regiões anatômicas mais acometidas foram átrio direito e ventrículo esquerdo. A partir desses resultados podemos concluir que a infecção por Leishmania (L.) chagasi deve ser considerada diagnóstico diferencial em cardiopatias caninas, mesmo que não haja sinais clínicos compatíveis com LVC.
keywords: Leishmania
Cães
Coração
DeCS: Leishmania
Cães
Coração
Issue Date: 2010
Citation: FURTADO, Marina Carvalho. Alterações anatomopatológicas no coração de cães domésticos naturalmente infectados por Leishmania (Leishmania) chagasi. 2010. 29f. Disseração (Mestrado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas) – Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Rio de Janeiro, RJ, 2010.
Date of defense: 2010
Place of defense: Rio de Janeiro/RJ
Department: Pós-Graduação em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas
Program: Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas
Copyright: restricted access
Appears in Collections:INI - PCDI - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marina_furtado_ipec_mest_2010.pdf854.33 kBAdobe PDF    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.