Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23489
Title: Pesquisas para o SUS: uma parceria academia, serviços de saúde e sociedade civil: Rede Saúde Manguinhos
Authors: Santos, Isabela
Goldstein, Roberta
Souza, Sheila
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Vice-Direção de Pesquisa e Inovação. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Nesta publicação, apresentamos um pouco da experiência dos pesquisadores da Rede Saúde Manguinhos (RSM) e seus trabalhos, desenvolvidos nesse território da zona norte do município do Rio de Janeiro. A RSM foi iniciada em 2013 e resulta da cooperação da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz (VPPCB) com a Vice-Direção de Pesquisa e Inovação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fiocruz (VDPI/ENSP). Ao longo dos últimos anos, a Vice-Presidência de Pesquisa vem induzindo a realização de pesquisas com o objetivo de produzir resultados aplicáveis em consonância com as necessidades da saúde. No caso desta Rede, resultados que contribuam para o programa Estratégia de Saúde da Família de Manguinhos. A escolha do território se deve ao fato de ali ter sido implementada a iniciativa do Território Integrado de Atenção à Saúde (TEIAS) Escola Manguinhos em 2009. Essa é uma iniciativa de cogestão da atenção básica de saúde, entre a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ), a Secretaria Estadual de Saúde (SES/RJ) e o Governo Federal por meio da Fiocruz. O Teias Escola Manguinhos é responsável pela gestão da atenção básica sob os princípios da Estratégia de Saúde da Família, tendo agregado a tais princípios o objetivo de aprimorar a integração entre as ações intersetoriais e as de promoção, prevenção e assistência à saúde, além de incluir o ensino e a pesquisa. Na RSM buscou-se garantir o desenvolvimento de pesquisas articuladas às necessidades dos profissionais, usuários e gestores de saúde a partir do conhecimento acadêmico acumulado sobre o território, da experiência no Teias Manguinhos e da experiência da administração pública para a produção de soluções para os problemas de saúde. Esse formato de fazer pesquisa teve como objetivo produzir conhecimento científico de forma articulada e colaborativa entre os pesquisadores da Fiocruz, transladar conhecimento e integrar as ações de pesquisa no dia a dia da saúde do território. Com isso, as equipes de pesquisa passaram a ser pontos de integração e confluência de ações, atividades, decisões metodológicas e resultados.
keywords: Políticas Públicas
Políticas de Saúde Pública
Sistema Único de Saúde
Saúde Pública
Rede PMA
SUS
DeCS: Sistema Público de Saúde
Saúde Pública
Política Pública
Issue Date: 2017
Citation: SANTOS, Isabela; GOLDSTEIN, Roberta; SOUZA, Sheila. Pesquisas para o SUS: uma parceria academia, serviços de saúde, e sociedade civil: Rede Saúde Manguinhos. Rio de Janeiro: Fiocruz/Presidência, 2017. 23 p.
Description: Concepção: Isabela Soares Santos; Roberta Argento Goldstein; Sheila Maria Ferraz Mendonça de Souza. Coordenadores das Pesquisas: Adriana Sotero Martins; Ana Claudia Figueiró; André Pereira Neto; Carlos Eduardo Estellita-Lins; Claudia Risso; Denise Cavalcante de Barros; Inês Echenique Mattos; Leticia de Oliveira Cardoso; Marília Sá Carvalho; Marize de Barros Cunha; Marly Marques Cruz; Martha Moreira; Marta Veloso; Mônica Bastos de Lima Barros; Paulo Barrocas; Paulo Roberto Bruno; Reinaldo Souza-Santos; Rosália Maria de Oliveira; Rosana Magalhães; Valéria Teresa Saraiva Lino.
Copyright: open access
Appears in Collections:ENSP - Relatórios de Pesquisa
Presidência Fiocruz - Relatórios de Pesquisa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Portfolio_WEB_Pesquisas_P_SUS_2017.pdf2.67 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.