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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/2368
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DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
08 Trabalho decente e crescimento econômico
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A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO AUXILIAR DE ENFERMAGEM: A EXPERIÊNCIA DO PROJETO LARGA ESCALA NO MUNICÍPIO DE NATIVIDADE, RJ
Educação na Saúde
Processo de Trabalho em Saúde
Gestão do Trabalho em Saúde
Auxiliares de Enfermagem/educaçäo
Educação em Saúde/recursos humanos
Trabalho
Gestão em Saúde
Bittar, Sandra Ferreira Gesto | Date Issued:
2009
Alternative title
The training of auxiliary nurse: the experience of Large Scale Project in the municipality of the Nativity, RJAdvisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objeto deste estudo foi o Curso de Formação Profissional de Auxiliar de
Enfermagem realizado no município de Natividade, estado do Rio de Janeiro nos anos
de 1995 a 1997, pela Escola de Formação Técnica em Saúde “Enfª Izabel dos Santos” –
ETIS – SESDEC/RJ e teve como objetivo estudar os efeitos ocorridos na prática
profissional das egressas da rede de saúde. Na implantação e no desenvolvimento deste
curso foi utilizada a proposta do Projeto de Formação em Larga Escala de Pessoal de
Nível Médio e Elementar para os Serviços de Saúde, mais conhecido como Projeto
Larga Escala – PLE, que objetivava a formação profissional de nível médio visando à
qualidade da assistência à saúde da população, e que ainda hoje influencia a formação
dos trabalhadores da saúde. O Projeto Larga Escala concebia que para transformar a
realidade é preciso construir novas práticas de formação e de gestão na saúde, tornando
necessário que a educação profissional se fundamente numa concepção que amplie os
horizontes de interesses da sociedade, numa visão de mundo que posiciona e
compreende o homem como centro das preocupações. Para atingir o objetivo proposto,
foi realizada pesquisa em documentos na ETIS-SESDEC/RJ e aplicado um questionário
com perguntas abertas e fechadas às egressas do curso. Os dados foram trabalhados
dentro de uma abordagem quanti-qualitativa. Os resultados indicaram que: 100 % dos
respondentes são do sexo feminino, a maioria (38,9%) está na faixa etária entre 41 e 50
anos e 50 % são casadas. Quanto à escolaridade, 27,8% possuem 3º grau, 11,1% 3º grau
incompleto, 44,4% ensino médio, 11,1% ensino médio incompleto e 5,5% ensino
fundamental. Destaca-se que 83,3% das egressas encontram-se desenvolvendo
atividades relacionadas à saúde e 16,7% não atuam na saúde. O curso de formação
profissional de auxiliar de enfermagem, em conformidade com as egressas, contribuiu
para melhorar a prática, além de promover mudanças significativas nos aspectos
humanístico, ético e no comprometimento com a sociedade.
Abstract
The object of this study was the Nursing Assistant Professional Training
Course held in the municipality of Natividade, in the State of Rio de Janeiro between
the years 1995 and 1997, by the Nurse Izabel dos Santos Health Technical Training
School – ETIS – SESDEC/RJ and aimed to study the effects in the professional practice
of alumni of the health network. In the implementation and development of this course,
the Project Proposal for the Large Scale Training of Mid- and Elementary-Personnel for
Health Services, better known as the Large Scale Project – PLE, which sought the
training of mid-level professionals aimed at quality health assistance of the population,
and still today influences the training of health workers. The Large Scale Project
understood that in order to transform reality it is necessary to construct new training
practices and health management, thus making professional education necessarily base
itself on an idea that broadens the horizons of the interests of society, into a worldview
which places and understands humanity at the center of its worries. To meet this
proposed objective, an ETIS-SESDEC/RJ documentary study was created and a
questionnaire given to the graduate from the course consisting of open and closed
responses. The data was elaborated within a quantitative-qualitative prism. The results
indicated that: 100% of respondents were female, the majority (38.9%) is in the age
group between 41 and 50 years old and 50% are married. As for schooling, 27.8% have
a college education, 11.1% did not complete college, 44.4% have a high school
education, 11.1 did not complete high school and 5.5% have an elementary education. It
should be noted that 83.3% of alumni found them developing health related activities
and 16.7% do not work in health. The nursing assistant professional training course, in
confirmation with the alumni, contributed toward bettering the practice, in addition to
provoking significant changes in the humanistic and ethical aspects and in the
commitment to society.
Keywords in Portuguese
Educação Profissional em EnfermagemEducação na Saúde
Processo de Trabalho em Saúde
Gestão do Trabalho em Saúde
DeCS
Educação Profissionalizante/recursos humanosAuxiliares de Enfermagem/educaçäo
Educação em Saúde/recursos humanos
Trabalho
Gestão em Saúde
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