Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23735
Full metadata record
DC FieldValue
dc.contributor.authorNascimento, Francisco José Tavares do
dc.contributor.authorLoureiro, Érica de Castro
dc.contributor.authorJorge, Vanessa de Arruda
dc.date.accessioned2017-12-21T12:29:32Z
dc.date.available2017-12-21T12:29:32Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Francisco José Tavares do; LOUREIRO, Érica de Castro; JORGE, Vanessa de Arruda. Sigilo e Acesso: entendimentos e procedimentos para a adequada disponibilização de informações e dados governamentais abertos. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 11, p.1-8, nov. 2017. Suplemento.
dc.identifier.urihttps://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23735
dc.description.abstractO presente trabalho relata parte da trajetória da Fiocruz no amadurecimento acerca de questões que perpassam a transparência e o acesso a informações e dados governamentais, a partir da adequada delimitação e criação de procedimentos para lidar com o restrito universo de informações sigilosas nas instituições públicas. O entendimento do acesso à informação como regra e o sigilo como exceção, conforme preconizado pela Lei de Acesso à Informação, não isenta as instituições de pensarem de maneira criteriosa sobre as informações que devem ser protegidas, sob pena de colocar direitos e interesses estratégicos nacionais em risco devido à indiscriminada difusão de informações sigilosas. Este trabalho relata os entendimentos estabelecidos no âmbito da Comissão Permanente de Acesso a Informações da Fiocruz, trabalho que culminou no “Procedimento para Tratamento e Classificação de Informações Sigilosas na Fiocruz”, instrumento que orienta os profissionais da instituição na adequada identificação e tratamento das informações sigilosas, atividade que promove a transparência e disseminação de dados e informações ostensivas.
dc.language.isopor
dc.rightsopen access
dc.subject.otherInformação Sigilosa
dc.subject.otherDados Abertos
dc.subject.otherAcesso à Informação
dc.subject.otherTransparência.
dc.titleSigilo e Acesso: entendimentos e procedimentos para a adequada disponibilização de informações e dados governamentais abertos
dc.typeArticle
dc.creator.affilliationGoverno do Estado do Rio de Janeiro. Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Departamento de Arquivo e Documentação. Assistência Técnica do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Fiocruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
dc.creator.affilliationFundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
dc.identifier.eissn1981-6278
Appears in Collections:INCQS - Artigos de Periódicos
COC - Artigos de Periódicos
ICICT - RECIIS - Volume 11 - Suplemento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7.pdf188.88 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.