Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/23891
Title: Cimidíase: descrição de dois casos na cidade do Rio de Janeiro, Brasil
Authors: Bernardes Filho, Fred
Avelleira, João Carlos Regazzi
Azulay-Abulafia, Luna
Gonçalves, Teresa Cristina Monte
Quaresma, Maria Victória
Azulay, David Rubem
Bastos, Amanda Queiroz
Affilliation: Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Transmissores de Leishmanioses. Setor de Entomologia Médica e Forense. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Rio de Janeiro, RJ, brasil.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ, Brasil / undação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Transmissores de Leishmanioses. Setor de Entomologia Médica e Forense. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
Abstract: Os cimicídeos são insetos hematófagos cujas características morfológicas e biológicas possibilitam sua adaptação ao domicílio humano. Os autores descrevem dois casos de cimidíase na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Os pacientes apresentavam lesões em sequência linear, no padrão “café da manhã, almoço e jantar”, que sugeriram o diagnóstico. A visita aos domicílios dos pacientes demonstrou infestação de percevejos-de-cama, que foram identificados como pertencentes à espécie Cimex hemipterus. O conhecimento desses insetos por parte da comunidade dermatológica contribuirá para um diagnóstico preciso e dará subsídios à prática da informação visando à prevenção.
keywords: Artrópodes
Cimicidae
Percevejos-de-cama
Prurigo
Issue Date: 2015
Publisher: Sociedade Brasileira de Dermatologia
Citation: BERNARDES FILHO, Fred; et al. Cimidíase – descrição de dois casos na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. An Bras Dermatol., v.90, n.2, p.240-3, 2015.
ISSN: 0365-0596
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
teresa_gonçalves_etal_IOC_2015.pdf255.52 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.