Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24038
Title: Legere et interpretari: letramentos midiáticos como metodologia de aprendizagem
Authors: Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins
Rodrigues, Raquel Timponi Pereira
Affilliation: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Laboratório de Mídias Digitais PPGCOM/UERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Este artigo apresenta uma metodologia com base no uso de diversos letramentos midiáticos, aplicada em oficinas junto às disciplinas formais do Ensino Fundamental II. Com o objetivo de tornar o conteúdo escolar mais atrativo e contextualizado e, ao mesmo tempo, capacitar alunos e professores para o domínio da linguagem midiática, a metodologia se inspira na proposta da investigação-ação de Thiollent e aplica estratégias de afetividade e participação dos alunos na criação de produtos midiáticos (livroclipes, vídeos e jogos), cuja produção permite reinterpretar os conteúdos escolares, potencializando a sua assimilação. A oficina piloto desenvolvida em uma escola pública no estado do Rio de Janeiro comprova que a afetividade e os referenciais culturais prévios contribuem para um aprendizado mais prazeroso e contextualizado. Conclui-se que é cabível sua aplicação no currículo, de forma a promover melhor compreensão do conteúdo escolar e reflexão crítica sobre ele.
keywords: Metodologia
Letramentos Múltiplos
Oficina
Aprendizagem
Experiência.
Issue Date: 2018
Citation: OLIVEIRA, Fátima Cristina Regis Martins; RODRIGUES, Raquel Timponi Pereira.Legere et interpretari: letramentos midiáticos como metodologia de aprendizagem. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 4, jan. 2018.
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 11 - Número 4

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5.pdf246.72 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.