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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24095
VIOLÊNCIA E ESCOLA E SUA RELAÇÃO COM O TERRITÓRIO: CONCEPÇÕES DE EDUCADORES E EDUCANDOS DE DUAS ESCOLAS DE UM MUNICÍPIO DA BAIXADA FLUMINENSE -RJ
Violência
Territorialidade
Vulnerabilidade Social
Política de Saúde
Dorado, Vivianne Ferreira Tavares | Date Issued:
2017
Alternative title
Violence and school and its relation with the territory: conceptions of educators and learners of two schools of a municipality of Baixada Fluminense -RJAdvisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente estudo se constitui numa pesquisa qualitativa com abordagem compreensiva. Visa
à análise de como os sujeitos concebem a violência no ambiente escolar, a relação
estabelecida com seu território de inserção e como lidam com este fenômeno. Para tal, foram
realizadas entrevistas individuais com diretores e grupos focais com professores e alunos de
duas escolas inseridas em territórios vulneráveis de um município da Baixada Fluminense,
Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Para além de buscar compreender quais são as
concepções e formas de lidar com a violência em escolas localizadas em territórios
vulneráveis, buscou-se revelar situações invisibilizadas e contribuir para as discussões sobre
as políticas educacionais existentes nos territórios pesquisados que são marcados pela
violência e ausência de demais políticas. Em consonância com os pressupostos, as escolas em
territórios vulneráveis revelaram possuir dificuldade em realizar o trabalho em rede com
outras instituições e não possuir ações de enfrentamento consolidadas para lidar com a
violência do entorno da comunidade. Todavia, ao contrário de um dos pressupostos iniciais,
os educadores e alunos relacionaram diretamente situações de violência do entorno com
situações de violência dentro da escola. Nos resultados e discussões foram analisados o perfil
das escolas e dos participantes da pesquisa; concepções sobre os territórios de inserção das
escolas, concepções sobre violência escolar; tipos de violência percebidos; formas de lidar
com a violência no ambiente escolar; importância da escola e sua relação com a comunidade;
desafios e rede de apoio; e por fim, aspirações e propostas de melhorias advindas dos
educadores e educandos. Em suma, conclui-se que a marca da violência evidenciou-se nas
falas de todos os participantes e que a violência estrutural apareceu com mais ênfase do que a
violência do tráfico. A ausência de infraestrutura nos bairros como áreas de lazer, saneamento
básico, coleta de lixo e ineficiência das políticas públicas foram apontadas como os tipos mais
cruéis de violência. Para a Política de Educação é sugerida a consolidação de ações de
articulação em rede e análise diferenciada dos territórios escolares para a criação de projetos
pedagógicos específicos.
Abstract
The present study constitutes a qualitative research with a comprehensive approach. It aims at
analyzing how people conceive violence in the school environment, the relationship
established with their territory and how they deal with this phenomenon. For this purpose,
individual interviews were conducted with directors and focus groups with teachers and
students from two schools in vulnerable areas at a city of Baixada Fluminense, region of Rio
de Janeiro. In addition to seeking to understand the conceptions and ways of dealing with
violence in schools in vulnerable territories, the study purpose to reveal situations that are
invisible and to contribute to the discussions about educational policies in territories surveyed
that are marked by violence and absence of other policies. In line with the assumptions,
schools in vulnerable territories have found it difficult to network with other institutions and
do not have consolidated coping actions to deal with community violence. However, contrary
to one of the initial assumptions, the educators and students directly related situations of
violence of the surroundings with situations of violence within the school. In the results and
discussions the profiles of the schools and the participants of the research were analyzed;
conceptions about the territories of insertion of schools, conceptions about school violence;
types of violence perceived; ways of dealing with violence in the school environment;
importance of the school and its relationship with the community; challenges and support
network; and finally, aspirations and proposals for improvements from educators and learners.
In sum, it is concluded that the mark of violence was evidenced in the speeches of all the
participants and that structural violence appeared with more emphasis than the violence of the
traffic. The lack of infrastructure in neighborhoods such as recreation, basic sanitation,
garbage collection, and inefficiency of public policies were identified as the cruelest types of
violence. For Education Policy it is suggested the consolidation of networking actions and
differentiated analysis of the school territories for the creation of specific pedagogical
projects.
Keywords in Portuguese
Instituições AcadêmicasViolência
Territorialidade
Vulnerabilidade Social
Política de Saúde
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