Orientador | Nunes, Christiane Girard | pt_BR |
Autor | Correia, Nara Fagundes | |
Data de acesso | 2018-01-31T13:22:15Z | |
Data de disponibilização | 2018-01-31T13:22:15Z | |
Data do publicação | 2010 | |
Citação | CORREIA, Nara Fagundes. Educação popular e gestão participativa na saúde: instituindo espaços. 2010. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2010. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24241 | |
Resumo | Essa dissertação aborda as nuances da educação popular em saúde no âmbito
da gestão participativa no Sistema Único de Saúde. Em específico, a trajetória
histórica e política da institucionalização da Educação Popular no campo da gestão
federal da saúde pública no Brasil. Para tanto são desvelados os meios pelos quais a
educação popular em saúde vem sendo inserida nos espaços instituídos do Estado,
para que se compreenda como vem se configurando o seu papel sociopolítico no que
tange, especificamente, às práticas de participação social e à política de gestão
participativa da saúde. A intenção reside em analisar a atuação política da educação
popular em saúde, na sua interação com os atores e as práticas institucionais de
gestão, como uma possível estratégia de ampliação da democracia participativa. Uma
das importantes opções de análise recai sobre a apresentação dos discursos acerca
da participação social na saúde, no sentido da democracia participativa como
delineadora do papel das coletividades diante da prerrogativa da deliberação. E
também, nessa perspectiva, dos sentidos da participação social hoje como processo
potencializador para a resolução dos problemas relativos às demandas de saúde de
determinados coletivos. No intuito de elucidar como a relação entre sociedade civil e
Estado tem sido estabelecida, o início dessa Dissertação aborda a recente
historiografia brasileira que culminou na atual configuração do País como um Estado
democrático de direito. Em seguida é realizada a discussão acerca da ampliação dos
instrumentos institucionais de participação da sociedade civil na elaboração e na
implementação das políticas públicas. Ampliação esta que se faz necessária para
referendar a paulatina instauração da democracia participativa no Brasil, ilustrada
sobremaneira pela regulamentação desses instrumentos de participação na
Constituição Federal de 1988. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Direito Autoral | open access | pt_BR |
Título | Educação popular e gestão participativa na saúde: instituindo espaços | pt_BR |
Título alternativo | Popular education and participatory management in health: establishing spaces | pt_BR |
Tipo do documento | Dissertation | pt_BR |
Departamento | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Instituição de defesa | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Local de defesa | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Programa | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Pública | pt_BR |
Resumo em Inglês | This dissertation is on the nuance of popular education in health within the
issue of participative management in the Unified Health System. In specific, the
historical and political path of the popular education’s institutionalization in the field
of public health federal management in Brazil. Therefore the means by which the
popular education in health has been included in the state’s oficial spaces are
unveiled to allowed the comprehension of its social e political role, specifically, its
social participation practices and its participative management health policy. The aim
stands on investigate the political performance of the popular education in health, in
interaction with the actors and the management institutional practices as a possible
strategy to enlarge the participative democracy. One of the most important
investigation options is about presenting the speeches of social participation in
health, in the perspective of participative democracy as outlining the collectivity roles
face deliberation prerogative. And, in the same perspective, in nowadays social
participation meanings as a potentiating process for health demands problem’s
resolutions in specifics collectivities. In order to clarify how has been built the
relationship between civil society and the state, the beginning of this dissertation
deals with the recent Brazilian historiography which reached the actual country
setting as a democratic state of law. Next to this it is presented the discussion about
the enlargement of the civil society institutional instruments of participation in public
policies’ formulating and implementing. This expansion is needed to endorse the
gradual introduction of participative democracy in Brazil, greatly illustrated by the
regulation of such instruments of participation in the 1988 Federal Constitution. | |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Population Education | |
Palavras-chave em inglês | Health Management | |
Palavras-chave em inglês | Health Policy | |
Palavras-chave em inglês | Community Participation | |
Palavras-chave em inglês | Unified Health System | |
Palavras-chave em inglês | Democracy | |
Palavras-chave em inglês | Human Rights | |
DeCS | Educação da População | pt_BR |
DeCS | Gestão em Saúde | pt_BR |
DeCS | Política de Saúde | pt_BR |
DeCS | Participação Comunitária | pt_BR |
DeCS | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
DeCS | Democracia | pt_BR |
DeCS | Direitos Humanos | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 10 Redução das desigualdades | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 11 Cidades e comunidades sustentáveis | |