Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24272
Title: A inserção profissional dos trabalhadores de apoio à gestão / administrativos no Sistema Único de Saúde no município de Curitiba, PR
Other Titles: The employability of workers to support the management / administration in the Unified Health System in Curitiba, PR
Advisor: Vieira, Monica
Authors: Xavier, Erotildes Antunes
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: A presente dissertação apresenta um trabalho de investigação que tem comoobjetivo analisar e propor alternativas de inserção profissional dos trabalhadores deapoio à gestão/administrativos no sistema único de saúde (SUS), embasando-se no estudo da dualidade do trabalho: libertação e sujeição, evidenciando que a atividade caracterizada como trabalho ocorre num espaço de disputas e conflitos, transitando entre essas duas dimensões: a do conceito ontológico de trabalho, neste estudo denominada de dimensão luminosa e a do conceito histórico que denominou-se de dimensão sombria. Diante do exposto, este estudo discorre sobre o conceito de trabalho e a sua característica de produtor de identidade e subjetividade. Nesta perspectiva foram consideradas como eixos de estudo a qualificação profissional, trajetórias de vida e reconhecimento social, para então, proceder a uma breve revisão de cenário sobre o trabalho e os trabalhadores no Sistema Único de Saúde. Enfatiza-se aqui a necessidade de se compreender a inserção profissional aos agentes administrativos na Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Com a análise em questão foi possível avaliar a situação do trabalho no ambiente gestão / administrativo de saúde, citando que na compreensão do quadro comparativo do estudo impõe a busca de alternativas de inserção e valorização dos agentes administrativos no SUS e que seguem como apontamentos neste estudo,dos conceitos aprofundados. Elenca-se assim que ao considerar a dualidade dotrabalho representado por suas dimensões sombrias e luminosas, as alternativas têm como alvo eliminar ou minimizar as situações que apareceram como sombrias e potencializar aquelas que se sobressaíram como luminosas ou oportunidades de atuação, nesta perspectiva, pela gestão e pelos trabalhadores.
Como resultado pode-se observar a falta de base de formação geral destes trabalhadores; a ausência de um campo demarcado de atuação profissional e em decorrência a insuficiência de planos de qualificação, considerando as atividades desenvolvidas no espaço de trabalho e da construção de uma identidade que os fortaleça como sujeitos do universo do trabalho. Propõem-se alternativas para estruturação de políticas de gestão do trabalho que insira e valorize estes trabalhadores no SUS.
DeCS: Trabalho
Pessoal de Saúde
Pessoal Administrativo
Sistema Único de Saúde
Issue Date: 2012
Citation: Xavier, Erotildes Antunes. A inserção profissional dos trabalhadores de apoio à gestão / administrativos no Sistema Único de Saúde no município de Curitiba, PR. 2012. 116 f. Dissertação (Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2012.
Place of defense: Rio de Janeiro
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Copyright: open access
Appears in Collections:ENSP - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
849.pdf929.38 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.