Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24288
A SAÚDE NA ESCOLA E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONHECENDO A DINÂMICAINTERSETORIAL EM DUQUE DE CAXIAS E NOVA IGUAÇU, RJ
Saúde Escolar
Ação Intersetorial
Educação em Saúde
Planos e Programas de Saúde
Carvalho, Fabio Fortunato Brasil de | Date Issued:
2012
Alternative title
School health and health promotion: knowing dinâmicaintersetorial in Duque de Caxias and Nova Iguaçu, RJAdvisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A pesquisa consiste na investigação da dinâmica intersetorial existente nas ações de
saúde do Programa Saúde na Escola nos municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu.
Esta investigação é feita através da perspectiva da Promoção da Saúde, entendida como
uma ferramenta de transformação das condições de vida e de saúde de sujeitos e
coletividades mediante a visão integrada dos complexos problemas sociais da atualidade e
através de múltiplas estratégias, a partir de eixos analíticos estruturados por intermédio da
pesquisa bibliográfica e dos achados do campo de pesquisa: o conceito ampliado de saúde;
os alcances e limites deste conceito ampliado; as concepções pedagógicas e sua relação
com as ações de saúde; a setorialização do processo de trabalho e a necessidade de ações
intersetoriais. A partir daí investigou-se como ocorre o planejamento e operacionalização
das ações de saúde, os aspetos pedagógicos nestas ações e ainda quem são atores
envolvidos nelas para a constituição de um mosaico que retrata a realidade pesquisada. As
várias peças retratadas permitem a compreensão da realidade pesquisada sem perder de
vista tanto as suas generalidades quanto as suas particularidades. A pesquisa concluiu que a
dinâmica intersetorial entre Saúde e Educação, representada pela articulação de saberes e
experiências com o objetivo de dar soluções sinérgicas a problemas complexos
oportunizando transformações nas condições de vida de sujeitos e coletivos abre muitas
possibilidades para a consolidação da Promoção da Saúde na escola.
Abstract
The research is to investigate the dynamics existing in intersectoral health actions of
the School Health Program in the cities of Duque de Caxias and Nova Iguaçu. This
investigation is done through the perspective of Health Promotion, understood as a tool for
transformation of living conditions and health of individuals and communities through the
integrated view of complex social problems of today and through multiple strategies
through structured analytical axes through literature and the findings of the research field:
the broader concept of health, the scope and limits of this broad concept, pedagogical
concepts and their relation to health actions; sectoralization work process and the need for
intersectoral actions. From there it was investigated as is the planning and operating of
health actions, the pedagogical aspects of these actions and even actors who are involved in
them to form a mosaic that portrays the reality studied. Various parts portrayed
allowunderstanding of the researched reality without losing sight of both their general
andtheir particularities. The research concluded that the intersectoral dynamics of health
and education, represented by the articulation of knowledge and experiences in order to
provide synergistic solutions to complex problems providing opportunities for changes in
living conditions of individuals and collectives opens up many possibilities for the
consolidation of the Health Promotion in school.
DeCS
Promoção da SaúdeSaúde Escolar
Ação Intersetorial
Educação em Saúde
Planos e Programas de Saúde
Share