Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24343
Title: Habitação saudável nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento na Comunidade DSUP, Complexo de Manguinhos, RJ
Other Titles: Healthy housing the works of Acceleration Program Growth in Community DSUP, Manguinhos Complex, RJ
Advisor: Cohen, Simone Cynamon
Authors: Pereira, Adriana Paula Macedo Ferreira
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: A dissertação aqui apresentada tem como foco central a análise do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em seu eixo infraestrutura urbana e social, tendo como objetivo geral analisar se as obras realizadas na Comunidade DSUP, Complexo de Manguinhos, RJ, foram capazes de construir ambientes saudáveis, sustentáveis e seguros. A metodologia adotada nesta pesquisa foi de Estudo de Caso embasado no campo teórico-conceitual-metodológico da Habitação Saudável, na Avaliação Pós-Ocupação e na Análise do Conteúdo. Para tanto, se utilizou uma abordagem qualiquantitativa,dividida em duas estratégias. A primeira delas foi a realização de entrevistas semi-estruturadas a informantes-chave para levantar dados sobre o processo das obras nesta área de estudo. Estas entrevistas foram analisadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo. A segunda foi implementada por meio da Avaliação Pós-Ocupação (APO), onde foram aplicados questionários para o entendimento do grau de satisfação do usuário; como se deu a apropriação dos espaços habitacionais e do seu entorno e quais foram às modificações realizadas e suas respectivas motivações. Como resultado, primeiramente se descreveu o processo analítico de como se deu o planejamento e execução das obras do PAC, em Manguinhos. Em seguida apresentam-se as impressões da autora em relação ao universo de pesquisa e as respostas dosmoradores relacionadas ao perfil sóciodemográfico, as características dos apartamentos e o entorno e infraestrutura, bem como a análise destes dados. Como conclusão deste estudo mostra-se que o PAC, enquanto política pública de infraestrutura urbana e social não foi capaz, na sua totalidade, de construir ambientes saudáveis, sustentáveis e seguros.
DeCS: Programas Governamentais
Pobreza
Promoção da Saúde
Habitação
Qualidade de Vida
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Issue Date: 2013
Citation: Pereira, Adriana Paula Macedo Ferreira. Habitação saudável nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento na Comunidade DSUP, Complexo de Manguinhos, RJ. 2013. 133 f. Dissertação (Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2013.
Place of defense: Rio de Janeiro
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Copyright: open access
Appears in Collections:ENSP - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
532.pdf2.94 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.