Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24436
Title: Transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes filhos de policiais militares do estado do Rio de Janeiro
Other Titles: Psychiatric disorders in children and adolescents of the military police of the state of Rio de Janeiro
Advisor: Assis, Simone Gonçalves de
Constantino, Patrícia
Authors: Paixão, Cristiane Cavalcante
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O atendimento psiquiátrico de crianças e adolescentes, filhos de Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro no HCPM-RJ entre 2005 e 2009, revelou quadros graves, com histórias de vivências de violência, além de psicopatologia e falecimento dos pais. Existem evidências na literatura sobre o estresse do trabalho policial, maior prevalência de violência doméstica (VD) e de abuso de álcool (AA) e da elevada morbimortalidade nesta população, mas são poucos os estudos a respeito do impacto sobre as famílias. Nesta dissertação buscamos compreender melhor os transtornos diagnosticados e a exposição dos filhos de policiais a fatores de risco, possivelmente relacionados com a ocupação dos pais, incluindo percepções e vivências individuais e familiares. Metodologia: estudo transversal de pacientes novos, admitidos no ambulatório de psiquiatria do HCPM-RJ entre maio e outubro de 2012, combinando métodos: quantitativo (entrevista de diagnósticos psiquiátricos-K-SADS-PL) e escalas de violência (psicológica -VP e familiar-comunitária); qualitativo (entrevista com pacientes e pais) e triangulação dos dados. Resultados: Foram avaliados 39 crianças e adolescentes, com elevada prevalência de transtornos (85 por cento), TDAH presente em 51,2 por cento e Transtornos de Ansiedade em 43 por cento, VD em 53 por cento , TEPT em 23 por cento, dos quais 66,6 por cento vivenciaram VD e 55,5 por cento com AA nos pais. É importante o medo relacionado aos riscos da profissão nos filhos e está mais presente nas famílias que vivenciam violência. Alterações de comportamento familiar, associadas às situações de estresse e medo, comprometem o diálogo e potencializam o medo.
Conclusões: O estudo sugere que o trabalho policial militar esteve relacionado a: medo em seus filhos, alterações do funcionamento familiar, violência doméstica e outras violências; que se relacionaram a transtornos psiquiátricos graves e comórbidos nos filhos. Sugerimos: ampliação do atendimento em saúde mental para os policiais militares e suas famílias; contratação de psiquiatras da infância e adolescência e aumento do número de psiquiatras e psicólogos; formação de equipes multidisciplinares para o atendimento das crianças e adolescentes; equipes treinadas na prevenção, diagnóstico e tratamento com ênfase nas situações de violência e estresse ocupacional; inclusão de disciplinas sobre o estresse e os impactos da violência sobre a saúde nos cursos de formação dos policiais; estudos prospectivos e comparativos buscando também fatores protetores e, finalmente, o desenvolvimento de estratégias preventivas e de promoção de saúde mental, cujo impacto positivo deverá estender-se à qualidade dos serviços prestados pela Polícia Militar à população.
DeCS: Transtornos Mentais/diagnóstico
Estresse Psicológico/complicaçöes
Estresse Psicológico/diagnóstico
Polícia
Esgotamento Profissional/diagnóstico
Esgotamento Profissional/fisiopatologia
Transtornos de Estresse Pós-Traumáticos/diagnóstico
Transtornos de Estresse Pós-Traumáticos/fisiopatologia
Criança
Adolescente
Issue Date: 2013
Citation: Paixão, Cristiane Cavalcante. Transtornos psiquiátricos em crianças e adolescentes filhos de policiais militares do estado do Rio de Janeiro. 2013. viii,137 f. Dissertação (Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2013.
Place of defense: Rio de Janeiro
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Copyright: open access
Appears in Collections:ENSP - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
537.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.