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- ENSP - Artigos de Periódicos [2412]
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AVALIAÇÃO DE PERCEPÇÕES SOBRE GESTÃO DA CLÍNICA EM CURSOS ORIENTADOS POR COMPETÊNCIA
Author
Affilliation
Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Hospital Sírio-Libanês. São Paulo, SP, Brasil
Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. São Carlos, SP, Brasil
Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. São Carlos, SP, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. São Carlos, SP, Brasil
Universidade Federal de São Carlos. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. São Carlos, SP, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
O estudo objetiva avaliar percepções de domínio de capacidades em gestão da clínica de participantes de cursos orientados por competência e baseados em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, antes e após o processo de formação oferecido. Três marcos conceituais foram utilizados: gestão da clínica, expectativa de autoeficácia e concepção holística de competência. Metodologicamente, disponibilizou-se instrumento eletrônico para alunos de cursos de especialização adaptado da escala de Likert, em dois momentos, antes da realização dos cursos e ao término dos mesmos. O conjunto dos sujeitos que participaram simultaneamente nos dois momentos foi composto de 825 especializandos. Na análise, foram utilizados média, mediana, desvio-padrão e o teste de Wilcoxon. Em termos de resultados, em geral, a percepção de domínio de capacidades em gestão da clínica aumentou após os cursos, evidenciando a contribuição positiva do processo na formação dos especializandos. Conclui-se, dentre outros aspectos, que as inciativas educacionais estudadas, orientadas por competência e baseadas em metodologias ativas de ensino e aprendizagem, podem obter, dentre os seus resultados, o aumento da percepção de seus participantes acerca do domínio de capacidades presentes no perfil de competência, confirmando a hipótese do estudo.
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