Advisor | Moreira, Marcelo Rasga | pt_BR |
Author | Nascimento, Liliane de Paiva | |
Access date | 2018-02-01T12:46:15Z | |
Available date | 2018-02-01T12:46:15Z | |
Document date | 2013 | |
Citation | NASCIMENTO, Liliane de Paiva. Relação entre as contribuições da CGU e o alcance das metas propostas pelo Ministério da Educação para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). 2013. 191 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Saúde Pública ) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2013. | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24526 | |
Abstract in Portuguese | O presente estudo teve como objetivo analisar as avaliações de desempenho da Rede
Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, realizadas pela
Controladoria-Geral da União (CGU) e apresentadas nos relatórios de Auditoria Anual
de Contas (AAC) dos exercícios de 2009, 2010 e 2011. Para tanto, foi necessário
realizar a identificação dos indicadores de desempenho da rede de instituições de
ensino, mediante a elaboração de uma Matriz de Indicadores, e cotejá-los com as
análises constantes dos relatórios de AAC. Partiu-se da premissa de que as avaliações da
Controladoria podem ser bem sucedidas, aqui entendido como - “podem contribuir para
o alcance das metas da Rede Federal”, desde que o Ministério da Educação tenha
estabelecido parâmetros claros de desempenho para a Educação Profissional e
Tecnológica em nível federal. Para garantir o rigor ético e científico da pesquisa, a
ferramenta utilizada para analisar os relatórios foram os padrões e critérios do Joint
Committee on Standards for Educational Evaluation, entre os quais podem ser
destacadas a credibilidade e a imparcialidade do avaliador, a clareza do relatório, a
análise do contexto do objeto avaliado, a confiabilidade das fontes de informações e a
fidedignidade das informações sobre o desempenho da Rede Federal. Os resultados das
análises demonstraram que o sucesso das avaliações está associado ao planejamento
prévio e centralizado dos trabalhos avaliativos no Órgão Central da CGU,
fundamentado em estudo aprofundado sobre a ação de governo que se pretende avaliar;
à obtenção de informações fidedignas sobre o desempenho da Rede Federal, cujo
sistema de monitoramento e avaliação ainda não se encontra consolidado; e à
delimitação dos conteúdos e informações que devem estar presentes nos relatórios de
Auditoria Anual de Contas, os quais são definidos pelo Tribunal de Contas da União. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Rights | open access | pt_BR |
Subject in Portuguese | Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica | |
Subject in Portuguese | Prestação de Contas | |
Subject in Portuguese | Controle para Resultados | |
Subject in Portuguese | Avaliação de Programas | |
Subject in Portuguese | Auditoria de Desempenho | |
Title | Relação entre as contribuições da CGU e o alcance das metas propostas pelo Ministério da Educação para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) | pt_BR |
Alternative title | Relationship between the contributions of CGU and achieving the goals proposed by the Ministry of Education for the Federal Network of Professional Education, Science and Technology (RFEPCT) | pt_BR |
Type | Dissertation | pt_BR |
Departament | Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. | pt_BR |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. | pt_BR |
Place of Defense | Rio de Janeiro/RJ | pt_BR |
Program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Saúde Pública | |
Abstract | The present study aimed to analyze the performance evaluations of the Federal Network
Professional Education, Science and Technology, conducted by the Controladoria-Geral
da União (CGU) and presented in the Annual Audit Reports (AAR) for the years 2009,
2010 and 2011. Therefore, it was necessary to make the identification of performance
indicators of the network of educational institutions, by developing an Array of
Indicators, and compare them with the analysis contained in the reports of AAR. We
started from the premise that evaluations of the Comptroller can be successful, here
understood as - "can contribute to achieving the goals of the Federal Network", since
the Ministry of Education has established clear performance parameters for Vocational
and Technology Education at the federal level. To ensure the ethical and scientific rigor
of the research, the tool used to analyze the reports were the standards and criteria of the
Joint Committee on Standards for Educational Evaluation, among which can be
highlighted the credibility and impartiality of the evaluator, the clarity of the report,
analysis of the context object evaluated the reliability of sources of information and the
reliability of information on the performance of the Federal Network. The analysis
results showed that the success of assessments associated with prior planning and
evaluation of the work centered on the Central Organ of the CGU, based on detailed
study of government action that was assessed, associated with obtaining reliable
information on the performance of the Federal Network, whose system of monitoring
and evaluation is not yet consolidated, associated with the demarcation of content and
information that must be present in the Audit Reports Annual Accounts, which are
defined by the Tribunal de Contas da União (Court of Audit). | |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Subject | Federal Network of Technological Education | |
Subject | Accountability | |
Subject | Results for Control | |
Subject | Program Evaluation | |
Subject | Performance Audit | |
DeCS | Educação Profissionalizante | pt_BR |
DeCS | Tecnologia Educacional | pt_BR |
DeCS | Contabilidade | pt_BR |
DeCS | Avaliação de Programas e Projetos de Saúde | pt_BR |
DeCS | Auditoria Financeira | pt_BR |
DeCS | Avaliação de Desempenho | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |