Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24600
Title: Análise das causas de internação de idosos segundo a classificação de condições sensíveis à atenção primária: estudo da evolução temporal no Estado do Rio de Janeiro
Other Titles: Analysis of the causes of hospitalization of elderly according to the classification of primary care sensitive conditions: study of the temporal evolution in the state of Rio de Janeiro
Advisor: Andrade, Carla Lourenço Tavares de
Montilla, Dalia Elena Romero
Authors: Marques, Aline Pinto
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Introdução: Nos anos 1990 foi elaborado um indicador que propõe avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pela rede primária de saúde a partir do monitoramento deinternações hospitalares por um grupo de diagnósticos potencialmente evitáveis pela atuação adequada da atenção primária. Este grupo de diagnósticos foi denominado como Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP). No contextode mudanças no perfil epidemiológico e demográfico do Brasil, torna-se de grande importância estudos sobre as causas de internação mais frequentes e a possibilidade de evitá-las. Objetivos: Analisar a evolução temporal das internações de idosos de 60 a 74anos segundo a classificação de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária e identificar sua relação com indicadores de acesso aos serviços primários de saúde oferecida pelo SUS aos idosos residentes no Estado do Rio de Janeiro (RJ) noperíodo de 2000 a 2010. Material e Métodos: A partir das informações do SIH identificaram-se as ICSAP de idosos e calcularam-se as proporções e taxas segundo sexo, faixa etária e grupos de causas. Para análise da evolução temporal das ICSAP, calcularam-se as variações relativas percentuais de cada causa considerada ICSAP. Por fim, realizaram-se testes de Correlação de Pearson entre as taxas de ICSAP eindicadores de acesso à rede de atenção primária provenientes do SIAB. Resultados: No RJ, entre 2000 e 2010, reduziu-se acentuadamente o risco de internações dos idosos por CSAP, para os ambos os sexos, especialmente a partir de 2006. Apesar das maiorestaxas de ICSAP nos idosos de 70 a 74 anos, apresentaram, a partir de 2006, a maior redução do risco de internação, ocasionando a similitude de risco segundo faixa etária. Por outra parte, constatou-se o maior risco masculino de internações por CSAP.
A análise da estrutura por causas das CSAP revelou que as principais são: insuficiência cardíaca, doenças cerebrovasculares e doenças pulmonares obstrutivas crônicas. Aanálise da variação percentual relativo mostrou que a primeira e a última foram as que mais contribuíram para redução do risco de ICSAP. O teste estatístico mostrou a forte correlação entre o aumento do acesso à Estratégia Saúde da Família e a diminuição das taxas de ICSAP. Conclusão: O avanço da ESF no Rio de Janeiro vem provocandoimpactos significativos na morbidade hospitalar da população idosa residente. Outro aspecto importante observado é a acentuada redução do risco de internações de idosos com idade de 70 a 74 anos o que sugere que houve no RJ nos últimos anos uma compressão da morbidade hospitalar. Os resultados desta dissertação demonstram que oestudo das ICSAP é, definitivamente, relevante para o monitoramento do desempenho do sistema de saúde no que se refere à melhoria da qualidade de vida dos idosos brasileiro.
DeCS: Idoso
Hospitalização
Atenção Primária à Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Saúde da Família
Sistema Único de Saúde
Acesso aos Serviços de Saúde
Issue Date: 2012
Citation: Marques, Aline Pinto. Análise das causas de internação de idosos segundo a classificação de condições sensíveis à atenção primária: estudo da evolução temporal no Estado do Rio de Janeiro. 2012. 71 f. Dissertação (Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2012.
Place of defense: Rio de Janeiro
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Copyright: open access
Appears in Collections:ENSP - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
784.pdf334.16 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.