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DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE EM HOSPITAL MUNICIPAL: ENTRE O IDEAL E O REAL
Percepção
Pessoal de Saúde
Hospitais Municipais
Qualidade da Assistência à Saúde
Condições de Trabalho
Serviços de Atendimento/tendências
Gouvêa, Ana Paula Magalhães | Date Issued:
2009
Alternative title
Humanization of health in the public hospital, between the ideal and realAuthor
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções de profissionais de saúde
do município de Mesquita acerca da humanização em termos de mudanças em suas
práticas de trabalho e de interação entre profissionais e usuários.
Empregou-se neste estudo a abordagem qualitativa, com base em entrevistas de 15
profissionais de um hospital, campo eleito pelo fato de se tratar de um espaço
historicamente investido de iniciativas que tentam promover a humanização da
saúde. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observação participante para a coleta de dados e a técnica de análise
de conteúdo do material coletado.
Dentre os apontamentos deste trabalho estão a constatação de que a maioria dos
profissionais de saúde não demonstrou deter grande conhecimento acerca das
propostas de humanização. E que, muitas vezes, estas últimas são confundidas com
acolhimento. Ficou evidente que a humanização para a grande maioria dos
profissionais entrevistados é entendida como algo que depende da atuação do
profissional e encontra-se altamente direcionado ao usuário. E ainda, que as ações
pontuais e isoladas de outras estratégias assumem um caráter necessário, mas não
suficiente à promoção da humanização.
Este trabalho mostrou, a partir das percepções dos profissionais de saúde, que o
ideal recomendado pelas propostas do Ministério da Saúde não se encontra bem
estruturado no real do campo estudado. Evidenciou também que há a necessidade
de implementar dispositivos conjuntos para a efetivação da humanização, assim
como fortalecimento das iniciativas em vigência, principalmente quanto à
continuidade e sustentabilidade, para que estas não percam suas forças e se
extenuem.
Este trabalho se encerra com a convicção de que o debate destas questões é de
grande importância, já que tem repercussões diretas na qualidade do atendimento,
das condições de trabalho e da dinâmica relacional em saúde.
Abstract
This paper aims to examine the perceptions of health professionals in the city of
Mesquita on humanization in terms of changes in their working practices and the
interaction between professionals and users.
Employed in this study a qualitative approach, based on interviews of 15
professionals in a hospital, field elected because this is an area that historically have
been investing in initiatives that seek to promote the humanization of health care. As
methodological procedures were used semi-structured interviews and participative
observation to collect data and the technique of content analysis of material
collected.
The majority of health professionals have not hold much knowledge about the
proposals for humanization. The concept if frequently confused with receptiveness. It
was evident that the humanization is, to the vast majority of professionals
interviewed, is perceived as something that depends on the performance of the
professional and is highly targeted to the user. And also, that the stock off and
isolated from other strategies take on a character necessary but not sufficient to
promote the humanization.
This study showed from the perceptions of health professionals, that the ideal
proposed by the Ministry of Health is not well structured in the real field of study.
Showed that there is a need to implement combined strategies for the
comprehensive achievement of humanization, as well as strengthening the initiatives
in place, mainly concerning continuity and sustainability, in order not to lose their
power, leaking away.
This paper concludes with the conviction that the discussion of these issues is of
great importance, as it has direct impact on quality of care, working conditions and
the dynamic relational health.
DeCS
Humanização da AssistênciaPercepção
Pessoal de Saúde
Hospitais Municipais
Qualidade da Assistência à Saúde
Condições de Trabalho
Serviços de Atendimento/tendências
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