Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24753
Title: Religiosidade popular na perspectiva da Educação Popular e Saúde: um estudo sobre pesquisas empíricas
Authors: Lima, Carla Moura
Stotz, Eduardo Navarro
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Endemias. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O presente texto analisa estudos sobre Religiosidade Popular e Saúde realizados no interior da linha de pesquisa Educação, Saúde e Cidadania, cadastrada como grupo de pesquisa no CNPq. A metodologia empregada no atual trabalho utiliza elementos da revisão sistemática. Foram selecionadas duas experiências consideradas relevantes na trajetória do estudo da Religiosidade Popular, na perspectiva da Educação Popular em Saúde. Uma constatação comum a esses estudos é a de que a população, mesmo por meio da adesão religiosa, acessa e elabora dimensões do viver em localidades pobres sob o domínio de grupos violentos, aumentando sua resistência às adversidades, às iniquidades sociais e trazendo mais sentido e contentamento à vida.
keywords: Religiosidade Popular
Educação Popular
Educação Popular e Saúde
Apoio Social
Sofrimento Difuso
DeCS: Apoio Social
Issue Date: 2010
Publisher: ICICT/FIOCRUZ
Citation: LIMA, Carla Moura; STOTZ, Eduardo Navarro. Religiosidade popular na perspectiva da Educação Popular e Saúde: um estudo sobre pesquisas empíricas. RECIIS: Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, p. 81-93, set. 2010.
DOI: 10.3395/reciis.v4i3.388pt
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - RECIIS - Volume 4 - Número 3
IOC - Artigos de Periódicos
ENSP - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReligiosidadePopular.pdf422.46 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.