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- IOC - Artigos de Periódicos [12980]
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ANÁLISE DO CONTEÚDO SOBRE FERMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
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Content analysis about fermentation in Biology high school text booksAffilliation
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em Microbiologia. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Departamento de Ciências Biológicas. Belo Horizonte, MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde; Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Departamento de Ciências Biológicas. Belo Horizonte, MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde; Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A fermentação é um tema que apresenta dificuldade de entendimento por parte dos alunos no ensino básico. Esta pesquisa analisou os livros didáticos de Biologia disponíveis na biblioteca de uma escola pública estadual de Belo Horizonte, Minas Gerais, quanto a qualidade das informações e as demais ferramentas que pudessem ser utilizadas para facilitar a compreensão dos alunos acerca do tema em questão. Os conteúdos básicos da fermentação nesses livros foram analisados de acordo com critérios qualitativos e quantitativos considerados relevantes e referentes à apresentação do tema, como: a quantidade de páginas dedicadas ao assunto, qualidade e quantidade de figuras, sugestões de leitura complementar e os exercícios que possibilitam a aprendizagem. Os autores dos livros destinaram poucas páginas ao assunto, não sendo superior a três. Em geral, os livros apresentaram boa qualidade no quesito gravuras, legenda das imagens e exercícios. Porém, a quantidade de páginas destinadas ao conteúdo não foi satisfatória.
Abstract
Fermentation is a theme that has main difficulty understanding by students in basic education. This research analyzed the biology textbooks available in the library of a state school in Belo Horizonte, Minas Gerais, as the quality of information and other instruments that could be used to facilitate students' understanding of the topic in question. The basic contents of fermentation in these books were analyzed according to qualitative and quantitative criteria considered relevant and related to the presentation of the subject, such as the number of pages devoted to the subject, quality and quantity of figures, complementary reading suggestions and exercises that enable the learn. Authors of books destined few pages to the subject, which shall not be more than three. In general, the books showed good quality in the item pictures, legend of images and exercises. However, the number of pages destined for the content has not been satisfactory.
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