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AS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS E OS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE NO CONTEXTO DA INVESTIGAÇÃO EM ENSINO
Alternative title
The neglected diseases and the social determinants of health in the context of research in teachingAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ. Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este trabalho tem a intenção de servir como um referencial no campo das doenças negligenciadas, bem como enriquecer a formação de professores e investigadores da área de ensino. Nesse sentido, destacamos a importância dos determinantes sociais da saúde no que se refere à compreensão da realidade a partir dos referenciais apontados pelos conhecimentos populares. Como acreditamos que a sensibilização do sujeito quanto ao poder transformador de suas ações por meio do conhecimento apreendido durante o processo ensino-aprendizagem é capaz de contribuir para a emancipação dos grupos dos quais participa, escolhemos educação e cultura entre os diferentes determinantes. Outros determinantes sociais da saúde também são mencionados ao longo do texto, pois mesmo que não sejam o objetivo deste trabalho entendemos que os seus aspectos complementares permitem as transformações esperadas a partir dos enfoques em atenção, prevenção e promoção da saúde.
Abstract
This work has the intention to serve as a reference in the field of neglected diseases and to contribute to training of teachers and researchers in the teaching area. In this sense, we highlight the importance of social determinants of health in relation to the comprehension of reality from the references cited by popular knowledge. As we believe that the awareness of a person about the transformative power of his actions through the acquired knowledge during the teaching-learning process is able to contribute to the emancipation of groups in which it participates, we chose education and culture between the different determinants. Other social determinants of health are also mentioned in the text, because although they are not the goal of this work we understand that their complementary aspects allow the expected changes from the approaches of care, prevention and health promotion.
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