Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24923
Title: As bibliotecas como espaço de aprendizagem nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)
Authors: Azevedo, Anderson Leonardo de
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Biblioteca Emília Bustamante. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Este trabalho refere-se à proposta de pesquisa no âmbito do mestrado em Educação Profissional em Saúde, sobre o papel das bibliotecas na formação dos técnicos em saúde nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Nesses países, a força de trabalho em saúde é insuficiente, com uma minoria de profissionais qualificados. O objetivo do estudo é analisar as condições em que se encontram as bibliotecas das instituições de formação de trabalhadores técnicos em saúde desses países, com as quais a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio mantém parcerias de cooperação internacional, a fim de subsidiar as ações de cooperação desenvolvidas, no âmbito da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde. A pesquisa é classificada como descritiva, bibliográfica, documental e de campo, com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa de campo é direcionada aos bibliotecários/trabalhadores das bibliotecas das escolas desses países, mediante aplicação de questionário. Em relação à cooperação técnica desenvolvida pelo Brasil, é válido lembrar que, esses países figuram entre as suas prioridades. Por isso, faz-se necessário um estudo aprofundado dessa situação, a fim de evidenciar as condições em que se encontram as bibliotecas dessas escolas e o papel desempenhado por elas na aprendizagem dos futuros técnicos em saúde.
keywords: Biblioteca Escolar
Cooperação Internacional
Formação Técnica
Trabalho em Biblioteca
Trabalho em Saúde
DeCS: Bibliotecas
Administração de Bibliotecas
Cooperação Internacional
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Issue Date: 2015
Publisher: FEBAB
Citation: AZEVEDO, Anderso Leonardo de. As bibliotecas como espaço de aprendizagem nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 11, n. esp., p. 27-45, 2015.
ISSN: 1980-6949
Copyright: open access
Appears in Collections:EPSJV - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
555-1735-1-SM.pdf132.2 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.