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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25084
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
10 Redução das desigualdadesCollections
Metadata
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AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ACESSO DE GESTANTES AO DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DO HIV, NO PRÉ-NATAL, EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE BAURU, SP
Cuidado Pré-Natal
HIV
Avaliação
Diagnóstico Precoce
Transmissão Vertical de Doenças Infecciosas
Monteiro, Eliane Regina Catalano | Date Issued:
2017
Alternative title
Evaluation of the quality of the access of pregnant women to the laboratory diagnosis of HIV in prenatal care at a health unit in the city of Bauru, SPAdvisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo do estudo foi avaliar o acesso de gestantes ao diagnóstico do HIV no prénatal de uma unidade pública de saúde de Bauru, focalizando aspectos relacionados
às dimensões de oportunidade e qualidade da atenção prestada. Realizou-se um
estudo de caso, cujas informações foram obtidas através de pesquisa documental,
observação sistemática no pré-natal da unidade de saúde e do laboratório;
entrevistas com gestantes e profissionais de saúde. Visando apresentar as relações
entre intervenção e efeito, estruturou-se um modelo lógico da intervenção (MLI)
focando a estrutura e o processo. Orientado pelo MLI, arquitetou-se um modelo
teórico da avaliação (MTA), visando responder às perguntas avaliativas, definir fonte
de dados, critérios e padrões, indicando níveis de implantação e o grau de
desempenho e a construção da matriz analítica e de julgamento. De forma a avaliar
a qualidade das ações e os níveis de implantação das mesmas quanto ao acesso,
tendo como dimensões: a oportunidade e qualidade (técnico-científica); e como
pilares: a eficácia; aceitabilidade e a legitimidade. Os resultados mostraram que o
teste anti-HIV foi realizado por 81% das 53 entrevistadas, que informaram não ter
recebido o aconselhamento pré e pós-teste; 77,35% dos resultados dos testes foram
disponibilizados antes do parto. A unidade de saúde apresentava estrutura
inadequada, para a oferta do teste com aconselhamento pré e pós; os profissionais
existentes não estavam sensibilizados e qualificados para realizar aconselhamento e
testagem. Observou-se ainda que o teste estava disponível e que o laboratório
entregava os resultados em tempo hábil para tomada de decisão. Com a aplicação
de padrões, os componentes estrutura e processo foram considerados insuficientes
para propiciar o acesso da gestante ao diagnóstico. Quanto ao nível de implantação
das atividades realizadas no processo de assistência às gestantes no pré-natal,
apresentam-se parcialmente implantadas. Concluiu-se que as ações para prevenção
da transmissão vertical e controle do HIV são significativas, especialmente quanto à
oportunidade de acesso ao diagnóstico precoce. O estudo constatou que as ações
de prevenção da transmissão vertical do HIV em Bauru se configuram como as
principais estratégias para prevenção e controle do HIV no recém-nascido, no
entanto há que se aprimorar a identificação e acompanhamento adequado das
gestantes positivas e crianças expostas ao HIV e a criação de instrumentos de
monitoramento e avaliação na busca da qualificação do pré-natal na atenção básica
de saúde.
Abstract
The objective of this study was to evaluate the access of pregnant women to the
prenatal HIV diagnosis of a public health unit in Bauru, focusing on aspects related to
the dimensions of availability, opportunity and quality of care provided. A case study
was carried out, whose information was obtained through documental research,
systematic observation in the prenatal unit of the health clinic and the laboratory;
Interviews with pregnant women and health professionals. Aiming to present the
relations between intervention and effect, a logical model of intervention (MLI) was
structured focusing the structure and the process. Aimed at MLI, a theoretical model
of evaluation (MTA) was designed to answer evaluative questions, define data
sources, criteria and standards, indicating levels of implementation and the degree of
performance and the construction of the analytical matrix and judgment. In order to
evaluate the quality of the actions and their levels of implementation regarding
access, having as dimensions: opportunity and quality (technical-scientific); and as
pillars: effectiveness; acceptability and legitimacy. The results showed that the HIV
test was performed by 81% of the 53 interviewees, who reported that they had not
received pre- and post-test counseling; 77.3% of the test results were available
before delivery. The health clinic had an inadequate structure for the provision of the
test with pre and post counseling; the existing professionals were not sensitized and
qualified to undertake counseling and testing. It was also observed that the test was
available and that the laboratory delivered the results in a timely manner for decision
making. With the application of standards, the structure and process components
were considered insufficient to provide the pregnant woman with access to the
diagnosis. Regarding the level of implementation of the activities performed in the
process of assistance to pregnant women in prenatal care, they are partially
implemented. It was concluded that the actions to prevent vertical transmission and
HIV control are significant, especially regarding the opportunity of access to early
diagnosis. The study found that the actions to prevent vertical transmission of HIV in
Bauru are the main strategies for prevention and control of HIV in the newborn;
however, it is necessary to improve the identification and adequate follow-up of
positive pregnant women and children exposed to HIV. HIV and the creation of
monitoring and evaluation instruments in the search for prenatal qualification in basic
health care.
DeCS
Acesso aos Serviços de SaúdeCuidado Pré-Natal
HIV
Avaliação
Diagnóstico Precoce
Transmissão Vertical de Doenças Infecciosas
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