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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25128
Type
ThesisCopyright
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Sustainable Development Goals
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O USO DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS NA AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE BIOSSEGURANÇA
Pereira, Maria Eveline de Castro | Date Issued:
2015
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O estudo de caráter teórico-empírico, apoiado no paradigma qualitativo, teve como objetivo discutir o uso de estratégias lúdicas para a avaliação do aprendizado de biossegurança. Inicialmente, foi descrito o atual processo de ensino de biossegurança do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) por meio de um levantamento bibliográfico e entrevistas com coordenadores e professores dos cursos e disciplinas. Em seguida, foi proposta a promoção de um novo evento de aprendizagem, norteado pela pedagogia da problematização, com o uso de materiais instrucionais lúdicos que possam favorecer o pensamento crítico e reflexivo dos alunos, visando desenvolver a capacidade de observação, análise e autonomia de pensar e de ter ideias. Posteriormente, avaliou-se a efetividade das estratégias lúdicas no processo de ensino e aprendizagem de biossegurança. A pesquisa e análise de dados, referenciadas pelos princípios andragógicos e da multirreferencialidade, evidenciaram que os cursos e disciplinas de biossegurança no IOC são planejados e ministrados sem embasamento teóricometodológico, de forma fragmentada, com o uso eventual de pequenos filmes. O processo de intervenção permitiu aferir que a disciplina de Biossegurança, fundamentada na pedagogia da problematização, possibilitou o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos As estratégias lúdicas - jogo BioBingo e filmes - se apresentaram como recursos didáticos motivadores e integradores, além de favorecerem a avaliação da aprendizagem. Os alunos, acostumados ao ensino tradicional, demonstraram estranheza à proposta de ensino problematizador, porém esta foi superada, pois a maioria reconheceu, em seus depoimentos, que apesar de demandar muito comprometimento e empenho, possibilitou um trabalho de pesquisa, reflexivo e contextualizado. Os dados coletados subsidiaram a realização da I Oficina Didática para Coordenadores e Professores de Cursos e Disciplinas de Biossegurança do IOC e permitiu que os participantes refletissem sobre suas práticas docentes, percebendo assim, a necessidade do aprimoramento, com a introdução de estratégias didáticas mais dinâmicas
Abstract
The study of theoretical and empirical character, supported by the qualitative paradigm, was aimed at discussing the use of playful tactics for assessing biosafety learning. First, the current biosafety teaching process of the Oswaldo Cruz Institute (IOC) was described by a literature review and interviews with program coordinators and teachers. Then, the dissemination of a new learning method, guided by problem solving pedagogy, using playful instructional materials that may favor students\2019 critical and reflexive thinking to develop the ability to observe, analyze, and the autonomy to think and develop ideas, was proposed. Subsequently, the effectiveness of playful strategies in the process of teaching and learning biosafety was evaluated. The research and data analysis, referenced by the andragogical and multireferenciality principles, showed that the IOC\2019s biosafety courses and programs are planned and administered without a theoretical and methodological basis, in a fragmented fashion, with the occasional use of short films The intervention process made it possible to assess that the biosafety course, based on the pedagogy of problematization, enabled the cognitive and affective development of students. The playful strategies - BioBingo game and films - were motivating and integrating teaching resources, in addition to aiding the learning assessment. The Students, wich were used to traditional teaching methods found the problematization of teaching strange but overcame it, since most acknowledged in their testimonies that despite demanding a lot of commitment and dedication, it enabled reflective and contextual research. The collected data supported the holding of the First Workshop for Curriculum Coordinators and Teachers of Biosafety Programs and Courses of the IOC and allowed participants to reflect on their teaching practices, noticing improvement with the introduction of more dynamic teaching strategies
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