Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25240
DESEMPENHO DE MÉTODOS DIAGNÓSTICOS PARA AVALIAÇÃO DO CANAL ENDOCERVICAL EM PACIENTES COM CITOLOGIA ALTERADA: UMA METANÁLISE
Neoplasias do Colo do Útero
Acurácia de Testes Diagnósticos
Barbosa, Nathalie Raibolt | Date Issued:
2016
Author
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Objetivo: Identificar e sintetizar a melhor evidência existente na literatura sobre o desempenho dos métodos disponíveis para o diagnóstico de lesões precursoras e câncer do colo do útero situados na endocérvice. Metodologia: Revisão sistemática da literatura e metanálise. As bases eletrônicas MEDLINE, EMBASE, Biblioteca Cochrane, e LILACS foram acessadas e as listas de referências dos estudos identificados foram revisadas. Os estudos primários identificados foram analisados quando à pertinência em relação à pergunta da revisão, selecionados por meio de critérios de inclusão e avaliados quanto à qualidade. Foi realizada uma síntese quantitativa da sensibilidade e especificidade. Resultados: As buscas identificaram 2471 estudos. Quatro estudos foram incluídos na revisão sistemática e avaliaram o desempenho da curetagem endocervical, escovado endocervical e microcolpohisteroscopia. Três estudos que analisaram a acurácia diagnóstica da curetagem endocervical foram incluídos na metanálise. Conclusão: A curetagem endocervical apresentou sensibilidade síntese de 86,8% e especificidade síntese de 97,1% no diagnóstico de lesões precursoras e câncer localizados no canal. Não foi possível a estimativa sintetizada da acurácia do escovado e da microcolpohisteroscopia, pelo pequeno número de estudos que se adequavam à pergunta da revisão.
Keywords in Portuguese
Neoplasia Intraepitelial CervicalNeoplasias do Colo do Útero
Acurácia de Testes Diagnósticos
Share