Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25241
Type
ThesisCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
05 Igualdade de gêneroCollections
- IFF - Teses de Doutorado [183]
Metadata
Show full item record
ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE CONDIÇÕES DE TRABALHO, CONDIÇÕES DE SAÚDE E ESTRESSE OCUPACIONAL ENTRE MULHERES POLICIAIS MILITARES DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Luz, Eliane Santos da | Date Issued:
2016
Author
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Foi realizado um estudo transversal com o objetivo de analisar a correlação entre condições de trabalho, condições de saúde e estresse ocupacional entre mulheres policiais militares do Rio de Janeiro. Para a realização da pesquisa foi feita uma amostra por conglomerados de mulheres da Polícia Militar lotadas na cidade do Rio de Janeiro. Foi aplicado um questionário autopreenchível, com 78 questões divididas em quatro blocos relativos a características sociodemográficas, condições de trabalho, condições de saúde e consumo de substâncias. Dos 238 questionários respondidos, 224 foram analisados. Foram feitas análises descritivas dos dados por meio das frequências simples e relativas das variáveis, bem como análise bivariada para verificar a associação entre as variáveis independentes e os quadrantes do modelo demanda-controle. A renda líquida, a renda familiar total, os descontos salariais, o cargo, a insatisfação com o trabalho desempenhado, o risco de sofrer violência psicológica no trabalho, não receber ajuda nos serviços domésticos, ter sofrimento psíquico, entre outros, destacam-se como fatores correlacionados ao estresse ocupacional.
Share