Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25261
Title: Génetica Cultura e Saúde: Discursos à sombra das usinas de Angra dos Reis
Advisor: Llerena Jr., Juan Clinton
Authors: Attianezi, Margareth
Coadvisor: Llerena Junior, Juan Clinton
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Resumo:METODOLOGIA: Pesquisa qualitativa de natureza exploratória e descritiva, com base etnográfica, valendo-se da analise das narrativas da população moradora. Empregou-se o método de Leitura Isotópica de Ciro Flamorin Cardoso para uma leitura mais aprofundada. Como técnica, utilizou-se a produção de grupos focais. OBJETIVOS: Analisar as concepções e crenças da população moradora de Angra dos Reis que fazem um nexo causal entre o diagnostico de malformação congênita e câncer e a presença das usinas nucleares em seu território. Objetivo específico: Identificar as principais fontes de informação utilizadas pela população que auxiliam na formação de crenças e concepções. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A analise das narrativas permitiu o isolamento de três grandes temas: conhecimento sobre energia nuclear, histórias de acidentes/incidentes e a relação com a saúde humana. Ao tema relação com a saúde humana aplicamos a leitura isotópica que identificou duas redes temáticas 1: Conhecimento sobre: malformação congênita; câncer; outros problemas de saúde e 2: Fontes de Informação. No que diz respeito às crenças percebe-se o involucro de estigmas e preconceitos que marcam a relação dos moradores com as usinas nucleares. Produções cinematográficas, reportagens jornalísticas e conversas entre pares foram citadas como fonte de informação. CONCLUSÃO: Ambos os conhecimentos Energia Nuclear e Genética Humana, pertencem a ciclos exotéricos como postulados por Fleck. Quando apresentados através da cultura, a maior parte das pessoas os recebe através de novas interpretações. A ideia de que as radiações ionizantes são capazes de alterarem o DNA passa a ser vista como uma força poderosa e desconhecida, capaz de transformar o humano em cada um de nós.
keywords: Leitura Isotópica
Saúde Coletiva
Saúde Pública
Genética
Grupo Focal
Energia Nuclear
Malformação Congênita
Issue Date: 2015
Citation: ATTIANEZI, Margareth. Génetica Cultura e Saúde: Discursos à sombra das usinas de Angra dos Reis. 2015. 111 f. Tese (Doutorado em Ciências)-Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Rio de Janeiro, 2015.
Date of defense: 2015
Place of defense: Rio de Janeiro
Department: Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher e da Criança
Copyright: open access
Appears in Collections:IFF - Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
margareth_attianezi_iff_dout_2016.pdf5.89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.