Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25336
Title: Equidade no território: as dimensões do acesso à saúde
???metadata.dc.contributor.organizer???: Sales, Carla Paolucci
Cavalcante, Clarisse Castro
Carvalho, Daniela Corrêa e Castro de
Rezende, Daniela Savaget Barbosa
Bardanachvili, Eliane
Guimarães, Maria Cristina Soares
Amorim Neto, Miguel Romeu
Costa, Stéphanie Lyanie de Melo e
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Este e-book é fruto das discussões promovidas no seminário “Equidade no Território: as dimensões do acesso à saúde”, ocorrido em 30 de junho de 2016, no auditório do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz), na cidade do Rio de Janeiro. O evento, promovido por nós – alunos de doutorado da turma de 2015 do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Fiocruz), no âmbito da disciplina Seminários Avançados de Pesquisa –, contou com a participação dos palestrantes Paulo Marchiori Buss e Giuseppe Mario Cocco, da mediadora Claudia Maria de Rezende Travassos, e de uma plateia de aproximadamente 50 pessoas, de diferentes formações acadêmicas. O intuito do seminário era discutirmos uma temática afim às nossas pesquisas individuais de doutoramento – isto é, algo que contemplasse e dialogasse com os objetos de investigação de cada integrante da turma – e, assim, pudesse contribuir para iluminar nossas trajetórias. Como somos um grupo tão interdisciplinar, este foi sem dúvida nosso grande desafio. Concluímos – não sem algum debate, orientado pela professora da disciplina, Maria Cristina Soares Guimarães – que o tema “Equidade no Território” seria potencialmente capaz de abrigar nossos anseios. A partir do debate sobre as dimensões reais e simbólicas do acesso à saúde em contextos e a partir de necessidades diversas, poderíamos tratar do papel do Estado, do risco em saúde, de discursos e subjetividades, de meio ambiente, saúde e doença, epidemias, doenças negligenciadas, desigualdades da saúde, relação público-privado, efetividade de acesso – para citar algumas interações possíveis com o universo de pesquisa de cada doutorando da turma. Dessa forma, entendemos o território em sentido amplo, não só geográfico, e o acesso à saúde não só no que diz respeito ao acesso a serviços de saúde.
keywords: Equidade em saúde
Determinantes sociais da saúde
Acesso aos serviços de saúde
Análise de situação
Política
Issue Date: 2017
Publisher: Centro de Informação Científica e Tecnológica - CICT
Citation: SALES, Carla Paolucci, et al. (Organizadores). Equidade no território: as dimensões do acesso à saúde. Rio de Janeiro: Editora ICICT/FIOCRUZ, 2017.
Description: Série Diálogos Interdisciplinares 2 – PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
ISBN: 978-85-69295-06-8
Copyright: open access
Appears in Collections:ICICT - Livros Publicados

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Equidade no território - as dimensões do acesso à saúde.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.