Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25548
Title: PICS: Biodança e Dança Circular
Authors: Figueiredo, Rafael
Paiva, Christovão
Morato, Marcela
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Canal Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Canal Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Canal Saúde, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: Biodança, ou dança da vida, tem por objetivo estimular a comunicação das pessoas com o próprio corpo e com as outras pessoas, mas também permitir uma fuga à rotina quotidiana, de forma divertida e equilibrada. A prática de biodança vai assim além do conceito de movimentar-se e trabalha a evolução do indivíduo, desenvolvendo o seu lado emocional, além do aspecto físico. Serve como pausa no seu quotidiano e como momento para respirar e desligar-se da ansiedade do dia-a-dia, voltando o olhar para o próprio corpo, mente e emoção. As Danças Circulares fazem parte de um movimento de dança contemporânea que surgiu com Bernhard Wosien (1908-1986), bailarino polonês/alemão, professor de danças, pintor que, a partir das décadas de 1950 e 1960 pesquisou e divulgou danças circulares de vários povos, buscando a valorização das diversidades das culturas, e contando com o apoio para o desenvolvimento de suas práticas da Comunidade de Findhorn, na Escócia, onde viveu por muitos anos. Nas Danças Circulares o que importa é que o grupo vivencie as danças, sejam estas meditativas, folclóricas e/ou contemporâneas, respeitando a forma como cada um coloca seu corpo em movimento e em diálogo com a presença das outras pessoas, buscando uma experiência de integração, em que emerge uma prática coletiva na qual as individualidades também têm seu espaço e seu papel. Algumas pessoas encontram nas Danças Circulares mais do que a possibilidade de aprender sobre uma arte, sobre outras culturas ou apenas para movimentar o corpo, pois podem conquistar igualmente uma experiência de autoconhecimento, de libertação, de solidariedade e, para alguns, até mesmo de outras expressões de amizade, de amor, de espiritualidade, todas essas expressões complexas e indizíveis de sociabilidade humana. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre essas práticas integrativas e complementares do SUS com a Andréa Zattar, diretora da Escola de Biodança Rolando Toro - RJ.
DeCS: Terapias Complementares
Terapia através da Dança
Dança
Sistema Único de Saúde
Issue Date: 2018
Citation: PICS: Biodança e Dança Circular. Andréa Zattar. Direção: Rafael Figueiredo. Produção: Christovão Paiva. Roteiro: Marcela Morato. Rio de Janeiro: Canal Saúde Fiocruz, 2018, 1 vídeo, MPEG-4, (26min09s), son., color. (Ligado em Saúde).
Description: dublado
DOI: http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=pics1biodanca1e1danca1circular1les1-1926
Copyright: open access
Organisers : Andréa Zattar
keywords: Terapias Complementares
Terapia através da Dança
Práticas integrativas e Complementares do SUS
Sistema Único de Saúde
REA
VÍDEOAULA
Educational goal: Prover informações sobre as práticas integrativas e complementares em saúde no Sistema Único de Saúde como a Biodança e dança circular
Appears in Collections:Presidência Fiocruz - REA - Vídeo
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PICS Biodança e Dança Circular.mp4406.73 MBvideo/mp4View/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.