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Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
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POSSIBILIDADES E LIMITES DA CONTRATUALIZAÇÃO PARA O APRIMORAMENTO DA GESTÃO E DA ASSISTÊNCIA EM HOSPITAIS: O CASO DOS HOSPITAIS DE ENSINO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE BRASILEIRO
Hospitais
Avaliação de Desempenho
Gestão em Saúde
Sistemas Locais de Saúde
Sistema Único de Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Hospitals
Performance
Accountability
Management qualification
Care qualification
Insertion in the care network
Administração Hospitalar
Avaliação de Desempenho
Gestão em Saúde
Sistemas Locais de Saúde
Sistema Único de Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Saúde
Hospitais de Ensino
Lima, Sheyla Maria Lemos | Date Issued:
2009
Alternative title
Possibilities and limits of contracting for the improvement of management and assistance in hospitals: the case of Teaching Hospitals Health System in BrazilAuthor
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo geral do estudo foi identificar possibilidades e limites da contratualização
para a melhoria do desempenho, o incremento da prestação de contas, o
aprimoramento da gestão, a melhoria da assistência e a maior inserção dos hospitais
de ensino na rede de serviços de saúde, no âmbito do Programa de Reestruturação dos
Hospitais de Ensino do Ministério da Educação no Sistema Único de Saúde/SUS,
fornecendo ainda contribuições para o aperfeiçoamento dos processos de
contratualização dos hospitais de ensino no país, assim como para outras práticas de
contratualização de serviços de saúde.
Como objetivos específicos enumeraram-se: (1) identificar mecanismos indutores de
inserção do hospital na rede e sua relação com a contratualização; (2) identificar a
presença de estruturas e práticas qualificadoras da assistência e da gestão no hospital e
sua relação com a contratualização; (3) identificar alterações na produção de
atividades e de alguns indicadores de desempenho no hospital e sua relação com a
contratualização; (4) caracterizar o processo de contratualização entre secretarias e
hospitais considerando as recomendações do Programa de Reestruturação dos
Hospitais de Ensino do Ministério da Educação no Sistema Único de Saúde/SUS; e
(5) identificar os aspectos facilitadores, as dificuldades, os benefícios e finalmente
sistematizar as proposições de ajustes à contratualização.
Caracterizou-se como um estudo de caso de quatro hospitais de ensino e respectivas
secretarias contratantes, pré-identificados como experiências de contratualização mais
ou menos estruturadas. Foram entrevistados onze dirigentes dos hospitais e das
secretarias, além de um dirigente do MS. Na percepção dos dirigentes de hospitais, é
frágil a associação entre contratualização e a presença de mecanismos de inserção na
rede, de práticas e estruturas de qualificação assistencial e gerencial nos hospitais.
Hospitais mais estruturados assistencial e gerencialmente apresentaram uma
contratualização mais estruturada com a secretaria. Os contratos, na percepção dos
dirigentes, parecem ter concorrido para uma maior inserção dos hospitais na rede de
atenção e para um incremento da regulação por parte da secretaria. Houve um
aumento de produção da média complexidade ambulatorial e uma diminuição dos
procedimentos de atenção básica em todos os hospitais como desejado pelo Programa
entre o período de 2004 a 2007. Não é possível afirmar que este resultado tenha sido
devido à contratualização, pois foi encontrado tanto nos processos de contratualização
mais estruturados quanto nos menos. Alguns ajustes merecem ser efetuados tendo em
vista o aperfeiçoamento da contratualização. Dentre outros, o apoio ao
desenvolvimento gerencial e a estruturação organizacional de secretarias e hospitais
numa perspectiva de melhoria contínua; a revisão das estimativas de financiamento
dos convênios/contratos e do sistema de incentivos incorporando as equipes
assistenciais; a revisão de práticas e mecanismos de prestação de contas e a
disseminação da lógica contratual introduzindo contratos internos entre equipes e
direção do hospital e ampliando os contratos externos entre secretarias e outras
unidades de sua rede de serviços.
Abstract
The overall objective of the study was to identify possibilities and limitations
of the contracting to improve performance, increase accountability, improve
management, improve care and expand the insertion of teaching hospitals in the
network of health services within the Teaching Hospitals Restructuring Program of
the Ministry of Education in the Single Health System / SUS (Sistema Único de
Saúde), providing contributions to the improvement of contracting procedures of
teaching hospitals in the country, as well as other contracting practices of health
services.
The specific objectives are enumerated: (1) identify mechanisms that induce
the insertion of the hospital in the network and its relationship with contracting, (2)
identify the presence of structures and practices that qualify care and management in
the hospital and its relationship with contracting, (3) identify changes in the
production of activities and of some indicators of hospital performance and its
relationship with the contracting, (4) characterize the process of contracting between
departments and hospitals considering the recommendations of the Teaching
Hospitals Restructuring Program of the Ministry of Education in the Single Health
System / SUS, and (5) identify the facilitator aspects, the difficulties, the benefits, and
finally to systematize the proposals for adjustments to contracting.
It was characterized as a case study of four teaching hospitals and their
respective contracting departments, pre-identified as more or less structured
experiences of contracting. Eleven leaders of hospitals and secretariat as well as a
leader of the Ministry of Health were interviewed.
In the perception of hospital leaders, the associations between contracting and
the presence of mechanisms of insertion into the network, of practices and structures
of care and management qualification in hospitals, are fragile. Hospitals more
structured in terms of care and management had a more structured contracting with
the secretariat. The contracts, in the perception of the leaders, appear to have
contributed to a greater insertion of hospitals in the care network and to an increase in
regulation by the secretariat. There was an increased production of the medium
outpatient complexity and a decrease in primary care procedures in all hospitals as
desired by the Program between the years 2004 to 2007. It is not possible to affirm
that this result was due to contracting since it was found both in more structured
contracting processes and in less ones.
Some adjustments are worth taking into account regarding contracting
improvement. Among others, support for management development and
organizational structure of departments and hospitals under the perspective of
continuous improvement; the review of estimates of funding for agreements /
contracts and of the incentive system, incorporating the care teams; the review of
practices and accountability mechanisms and the spread of the contractual logic by
introducing internal contracts between teams and the hospital management, and
increasing the external contracts between secretariats and other units of its service
network.
Keywords in Portuguese
ContratosHospitais
Avaliação de Desempenho
Gestão em Saúde
Sistemas Locais de Saúde
Sistema Único de Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Keywords
ContractingHospitals
Performance
Accountability
Management qualification
Care qualification
Insertion in the care network
DeCS
ContratosAdministração Hospitalar
Avaliação de Desempenho
Gestão em Saúde
Sistemas Locais de Saúde
Sistema Único de Saúde
Qualidade da Assistência à Saúde
Saúde
Hospitais de Ensino
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