Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25724
Title: Construção do Conhecimento em Biossegurança: uma revisão da produção acadêmica nacional na área de saúde (1989-2009)
Other Titles: Knowledge Building in Biosafety: a review of the Brazilian academic production on health themes (1989-2009)
Authors: Pereira, Maria Eveline de Castro
Costa, Marco Antonio Ferreira da
Borba, Cintia de Moraes
Jurberg, Claudia
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Comissão Interna de Biossegurança. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Comissão Interna de Biossegurança. Rio de Janeiro, RJ. Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Taxonomia, Bioquímica e Bioprospecção de Fungos. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ. Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenação do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia. Laboratório de Imunologia Tumoral. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Este artigo refere-se a uma revisão bibliográfica realizada através do portal da Biblioteca Virtual de Saúde com objetivo de identificar os artigos científicos relacionados à biossegurança, publicados em periódicos nacionais, visando a conhecer inicialmente de que forma esse tema vem sendo abordado no Brasil e como está inserido no nexo trabalho e na educação do profissional da área de saúde. Foram identificados inicialmente 126 artigos publicados durante o período de 1989 a outubro de 2009, em periódicos nacionais na área de saúde. Do total de artigos, 46 estavam relacionados diretamente à temática educação, mas apenas oito abordaram a prática educacional em biossegurança. Identificou-se também que a região Sudeste concentrou o maior número de publicação (77 artigos) acerca do tema biossegurança. Apesar da abrangência dos artigos analisados, ainda existe muito que pesquisar sobre o assunto, de forma a ampliar o debate sobre a educação profissional para o setor saúde, onde o trabalhador seja considerado como sujeito da aprendizagem, capaz de ter uma postura crítica-reflexiva do seu ambiente ocupacional.
Abstract: This article refers to a bibliographic review carried out through a Virtual Health Library website in order to identify scientific articles related to Biosafety, published in Brazilian journals. The aim is to investigate how this issue has been discussed in Brazil and how it is placed in the work nexus and in the education of healthcare professionals. Initially, 126 articles were identified, published during the period of 1989 to 2009 in Brazilian journals related to the health area. Of these, 46 were directly related to education, but only eight approached educational practice in Biosafety. It was also identified that the Southeast region concentrated the highest number of Biosafety articles (77 articles). Despite the scope of these articles, there is still much to research on the subject in order to amplify the debate on professional education in the health area, in such a way that the employees are considered the subjects of the learning process, capable of having a critical and reflective attitude concerning their work environment.
Keywords: Biosafety
Professional Education
Educational Practice
keywords: Biossegurança
Educação Profissional
Prática Educacional
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade de São Paulo
Citation: PEREIRA, Maria Eveline de Castro; et al. Construção do Conhecimento em Biossegurança: uma revisão da produção acadêmica nacional na área de saúde (1989-2009). Saúde Soc., v.19, n.2, p.395-404, 2010.
ISSN: 0104-1290
Copyright: open access
Appears in Collections:EPSJV - Artigos de Periódicos
IOC - Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cintiam_borba_etal_IOC_2010.pdf174.84 kBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.