Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25725
Type
ArticleCopyright
Restricted access
Embargo date
2118-01-01
Sustainable Development Goals
03 Saúde e Bem-EstarCollections
- COC - Artigos de Periódicos [1219]
Metadata
Show full item record
IMAGENS DO MAL: A REPRESENTAÇÃO DA TUBERCULOSE NO INÍCIO DO SÉCULO XX
Nascimento, Dilene Raimundo do | Date Issued:
2005
Alternative title
Images of illness: Tuberculosis at the beginning of the twentieth centuryAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
Este artigo pretende analisar a concepção social da tuberculose nas primeiras décadas do século XX utilizando a imagem iconográfica e a imagem expressa em depoimentos orais como fontes históricas. Parte-se do princípio que a representação da doença é a síntese de visões diferenciadas, o resultado de um jogo polifônico, que se expressa seja na iconografia seja no testemunho daqueles que com ela conviveram. Qualquer que seja a imagem que a doença possa vir a ter como fenômeno mental, cultural, esta imagem deverá se constituir como síntese de diferentes formas de percepção e abordagem da doença.
Abstract
The article analyzes the social concepts of tuberculosis at the beginning of the twentieth century, examining how the Brazilian society reacted to the disease as a social phenomenon, by evaluating iconographic presentations and oral records as historical documents. It is considered that the social representation of illness or of a disease is a synthesis of different views, a polyphonic result, that is expressed in various records.
Share