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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25745
O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE COMO MEDIADOR: UMA REFLEXÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Título alternativo
Community health agents as mediator: a reflection from popular education’s perspectiveAfiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre a prática do agente
comunitário de saúde (ACS) na qualidade de mediador entre as demandas da
população e a orientação técnica dos serviços de saúde no âmbito do SUS. Aborda
o tema na perspectiva teórico-conceitual e metodológica da educação popular,
sustentando que esta prática permite fortalecer uma atuação pedagógica
direcionada para a democratização das relações entre serviços de saúde e
população. Parte-se de uma reflexão sobre os conceitos de saúde, doença e
cuidado como elementos que sustentam a prática pedagógica, passando-se a alguns
pressupostos teórico-metodológicos da educação popular em saúde, debatendo-os
no contexto da organização das práticas de saúde e do trabalho do ACS.
Conclui-se pela valorização da educação crítica e do papel do agente
comunitário como educador na transformação das práticas dos profissionais e do
modelo de atenção à saúde.
Resumo em Inglês
This article, a discussion on the community health agents
(CHA) and their role as mediators, according to the
theoretical-conceptual and methodological perspective of
popular education, maintains that such role strengthens a
pedagogical action that democratizes the relationship be-
tween the health services and the population. Starting with
a discussion on the concepts of health, disease and care, as
components of the framework underlying the pedagogical
practice, some theoretical-methodological assumptions are
then debated against the background of the organization
of health practices and CHA`s work. In conclusion, the
critical education of CHA and their role as educators in
practice transformation are valued.
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