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2118-01-01
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- COC - Artigos de Periódicos [1108]
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TÉCNICAS, SABERES E PRÁTICAS PSICOLÓGICAS NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930)
Técnicas, conocimientos y prácticas psicológicas en Primera República (1889-1930)
Alternative title
Techniques, knowledge and psychological practices in First Republic (1889-1930)Técnicas, conocimientos y prácticas psicológicas en Primera República (1889-1930)
Affilliation
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
O objetivo deste estudo foi analisar as técnicas, saberes e práticas tidas como psicológicas no Rio de Janeiro da Primeira República (1889-1930). Nesse sentido, pautou-se por uma metodologia que priorizou o levantamento de fontes bibliográficas primárias (artigos, livros e relatórios técnicos de época). Constatou-se, como resultado da pesquisa empreendida, que ocorreram aproximações e convergências entre áreas da psicologia aplicada que, posteriormente, iriam ocupar institucionalmente espaços bem separados. Assim, verificou-se que a designação de dado saber, prática ou técnica configurada como "Psicologia" não foi sempre configurada em áreas de aplicação independentes. Nessa perspectiva, segue uma linha diversa de abordagens históricas que primam por setorizar práticas psicológicas, sendo a principal contribuição do artigo para o campo da história da psicologia justamente a de mostrar que uma eventual “História da Psicologia do Trabalho”, no período investigado, não era absolutamente distinta de áreas, hoje classificadas, como as da “História da Psicologia Clínica”, ou da “História da Psicologia Escolar”
Abstract
This study analyzed the techniques, knowledge, and practice that are regarded as
psychological in Rio de Janeiro in the First Brazilian Republic (1889–1930). This was marked by a
methodology that prioritized the survey of primary literature sources (articles, books, and technical reports
of the time). This option implied a systematic selection of themes for discursive analysis. Consequently, we
found that there were approximations and convergences between areas of applied psychology that later
would be occupied institutionally by well-separated spaces. Therefore, we considered that the designation
given to psychological knowledge, practice, or technique was not always based in independent areas of
application. From this perspective, it appears that there were several diverse attempts to classify
psychological practices, not unlike the field of the History of Psychology that is researched today. The
research demonstrated that there weren’t areas such as the “History of Clinical Psychology” or the “History
of School Psychology.” in the period (1889-1930), but these themes were not entirely distinguished.
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El objetivo de este estudio fue analizar la técnica, conocimientos y prácticas que se consideraron
psicológicos en Río de Janeiro de la Primera República (1889-1930). En este sentido, se caracteriza por una
metodología que prioriza el estudio de las Fuentes primarias de la literatura (artículos, libros e informes técnicos de la época). Se encontró como resultado de nuestra encuesta, que se realice aproximaciones y convergencias entre las áreas de la psicología aplicada que más tarde ocuparía espacios institucionalmente bien separados. Por lo tanto, se encontró que la designación dada a el conocimiento, a la práctica y a la técnica llamada de "Psicología" no siempre han sido configurados para áreas de aplicación independientes.En esa perspectiva, sigue una línea diversa de enfoques históricos que priman por sectorizar prácticas psicológicas, siendo la principal contribución del artículo al campo de la Historia de la Psicología justamente la de mostrar que una eventual "Historia de la Psicología del Trabajo", en el período investigado, no era absolutamente distinta de áreas, hoy clasificadas, como las de la "Historia de la Psicología Clínica", o de la "Historia de la Psicología Escolar".
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