Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26081
Title: Curso Técnico em Meio Ambiente (CTMA): saberes
Authors: Braga, Lara de Queiroz Viana
Castro, Gigi
Barcelos, Eduardo Alvares da Silva
Búrigo, André Campos
???metadata.dc.contributor.organizer???: Braga, Lara de Queiroz Viana
Castro, Gigi
Barcelos, Eduardo Alvares da Silva
Búrigo, André Campos
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract: Ao longo do Fascículo 5 há uma busca pela compreensão de sentidos. Assim propusemos a escuta daqueles/as que estiveram diretamente envolvidos na construção e condução do CTMA. Segundo o antropólogo Roberto de Oliveira, os atos cognitivos do “olhar, ouvir e escrever”, também chamados faculdades do conhecimento, são inerentes ao processo de construção do saber. Propusemos aos leitores e leitoras a compreensão dos significados das experiências a partir de relatos de vida, narrativas, trechos de entrevistas e produção artística. Por que, então, uma formação técnica de nível médio em meio ambiente com ênfase em saúde ambiental das populações do campo? Duas cartas de educadores e uma poesia compõem esse capítulo, comunicam os sentidos com uso de diferentes linguagens e respondem à questão. É aqui no fascículo Produção de Saber que o processo de textualização em que insistimos ao longo da sistematização — como etapa de elaboração de matérias-primas — faz-se mais visível ao contemplar uma diversidade de produções textuais no álbum de experiências.
keywords: Diálogo de Saberes
Saúde da População Rural
Saúde do Campo
Educação do Campo
Politecnia
Movimentos Sociais
Agroecologia
Reforma Agrária
Agricultura Sustentável
MST
Pedagogia do Movimento Sem Terra
DeCS: Saúde da População Rural
Agricultura Sustentável
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Ambiental
Issue Date: 2017
Publisher: EPSJV
Citation: BRAGA, Lara de Queiroz Viana et al (Org.). Curso técnico em meio ambiente (CTMA): saberes. Rio de Janeiro: EPSJV, 2017. v. 5. (Coleção tramas e tessituras; 5).
ISBN: 978-85-98768-93-9
Copyright: open access
Appears in Collections:EPSJV - Livros Publicados

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Livro EPSJV 013877.pdf5.04 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.