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2019-02-27
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QUALIDADE DA ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DO RECIFE: UMA AVALIAÇÃO A PARTIR DO PMAQ-AB
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Serviços de Saúde Bucal
Estratégia Saúde da Família
Quality Indicators Health Care
Dental Health Services
Family Health Strategy
Serviços de Saúde Bucal
Avaliação em Saúde
Estratégia Saúde da Família
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Avaliação de serviços de saúde
Assistência à Saúde
Saúde da Família/recursos humanos
Pessoal de Saúde
Avaliação de Resultados (Cuidados de Saúde)
Estudos Transversais
Brasil
Monteiro, Ive da Silva | Date Issued:
2017
Alternative title
Quality of oral health care in the Family Health Strategy in Recife: an evaluation from the PMAQ-ABAuthor
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Aggeu Magalhães. Recife, PE, Brasil.
Abstract in Portuguese
A expansão das equipes de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família induz à necessidade de
discutir a qualidade das ações e serviços prestados por essas equipes, o que reforça a
relevância da avaliação. Assim, objetivou-se avaliar a qualidade da atenção em saúde bucal
na Estratégia Saúde da Família do Recife durante o segundo ciclo do Programa Nacional de
Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Realizou-se um estudo transversal,
com abordagem quantitativa e caráter avaliativo com as 112 equipes de saúde bucal do
município que participaram da avaliação externa do programa em 2014, utilizando dados
secundários do Ministério da Saúde. As variáveis do estudo foram submetidas à estatística
descritiva e analítica, usando-se o teste Qui-Quadrado e a Odds Ratio, em modelo de
regressão simples e múltiplo, para analisar as associações entre as variáveis independentes
(padrões de qualidade de estrutura e processo) e dependentes (padrões de qualidade de
resultado – indicadores de desempenho), considerando-se o nível de significância de 5% num
intervalo de confiança de 95%. A maioria das equipes apresentou adequação ao maior
contingente dos padrões de qualidade de estrutura e processo estudados, enquanto os
indicadores de desempenho da maioria apresentaram valores considerados baixos. A
equiparação das equipes de saúde bucal com as equipes mínimas da Estratégia Saúde da
Família e a implantação de equipes de saúde bucal modalidade II foram os principais padrões
de qualidade sob governabilidade da gestão municipal com associação ao maior valor dos
indicadores de desempenho (particularmente os relacionados ao atendimento clínico
individual), enquanto a garantia de agendamento de retorno para a continuidade do tratamento
e o levantamento do número de escolares identificados com necessidades de saúde bucal que
precisavam de atendimento clínico foram os principais padrões de qualidade sob
governabilidade das equipes de saúde bucal associados ao maior valor desses indicadores.
Abstract
The expansion of oral health teams in the Family Health Strategy induces the need to discuss
the quality of the actions and services provided by these teams, which reinforces the relevance
of the evaluation. This study aimed to evaluate the quality of oral health care in the Family
Health Strategy of Recife during the second cycle of the National Program for Improving
Access and Quality of Primary Care. A cross-sectional study with quantitative and evaluative
approach was carried out with the 112 oral health teams of the municipality that participated
in the external evaluation of the program in 2014. Secondary data were obtained by database
of the Ministry of Health. The variables of the study were submitted to descriptive and
analytical statistical, using Chi-Square test and Odds Ratio, by simple and multiple regression
model, to analyze the associations between independent (quality standards of structure and
process) and dependent variables (quality standards of outcome – performance indicators),
considering the significance level of 5% with a 95% confidence interval. Most of the teams
presented adequacy to the largest contingent of the structure and process quality standards
studied, while the majority performance indicators presented values considered low. The
parity of the oral health teams with the minimum teams of the Family Health Strategy and the
implementation of modality II oral health teams were the main quality standards with
governance of municipal management with the highest value of performance indicators
(particularly those related to individual clinical care), while the return scheduling guarantee
to continuity the treatment and the survey of the number of schoolchildren identified with oral
health needs who needed clinical care were the main quality standards with governance of the
oral health teams associated with the higher value of these indicators.
Keywords in Portuguese
Avaliação em SaúdeIndicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Serviços de Saúde Bucal
Estratégia Saúde da Família
Keywords
Health EvaluationQuality Indicators Health Care
Dental Health Services
Family Health Strategy
DeCS
Saúde bucalServiços de Saúde Bucal
Avaliação em Saúde
Estratégia Saúde da Família
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Avaliação de serviços de saúde
Assistência à Saúde
Saúde da Família/recursos humanos
Pessoal de Saúde
Avaliação de Resultados (Cuidados de Saúde)
Estudos Transversais
Brasil
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