Author | Salvador, Daniel Fábio | |
Author | Rolando, Luiz Gustavo Ribeiro | |
Author | Luz, Maurício Roberto Motta Pinto da | |
Author | Sousa, André Henrique Silva | |
Access date | 2018-06-14T17:32:39Z | |
Available date | 2018-06-14T17:32:39Z | |
Document date | 2016 | |
Citation | SALVADOR, Daniel Fábio; et al. Comunidade virtual de aprendizagem para professores de Biologia – avaliação da utilização e desafios. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v.12, n.1, p.12-22, 2016. | pt_BR |
ISSN | 1850-6666 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26898 | |
Abstract in Portuguese | O estudo apresenta uma experiência de utilização ao longo de 3 anos de uma comunidade virtual para professores de Biologia. Analisamos a visualização e distribuição das participações em relação às ferramentas disponíveis para colaboração e compartilhamento, além de apresentarmos resultados sobre a construção do conhecimento biológico pelos professores. Observou-se grande diferença a favor do total de visualizações em relação as participações, o que parece ser fator comum e recorrente em comunidades virtuais de aprendizagem (CVAs) ao longo do tempo. Houve uma grande diversidade de temas discutidos relacionados ao ensino de biologia. Os participantes usaram mais ferramentas de colaboração do que de compartilhamento. A ferramenta mensagem, postadas em espaços de discussão pré-existentes, foi a preferencial. Foram criados 1021 diferentes espaços colaborativos, a maioria utilizando a ferramenta Fórum, porém menos 20% destas iniciativas tiveram sucesso em termos de participação. Dentre as discussões com participação, existem indícios da criação de uma comunidade de construção colaborativa do conhecimento, na medida que houve a colaboração e compartilhamento de conhecimento biológico com construção de significados compartilhados obtidos por interações entre grupos. Nas ferramentas de compartilhamento houve um total de 3402 participações, a maioria Fotos, representando a segunda ferramenta com maior percentual da participação (19,6%), seguida de Link e Vídeo, com respectivamente 15,1% e 4,2%. O estudo aponta que novas formas de organizar, direcionar e moderar o uso das ferramentas de uma CVA por seus membros devem ser estudadas e propostas para que a construção do conhecimento biológico aconteça de forma mais duradoura, espontânea e permanente. | pt_BR |
Language | por | pt_BR |
Publisher | Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires | pt_BR |
Rights | open access | |
Subject in Portuguese | Comunidade virtual de aprendizagem | pt_BR |
Subject in Portuguese | Construção do conhecimento | pt_BR |
Subject in Portuguese | Participaçao | pt_BR |
Subject in Portuguese | Colaboração | pt_BR |
Subject in Portuguese | Ensino de Biologia | pt_BR |
Title | Comunidade virtual de aprendizagem para professores de Biologia – avaliação da utilização e desafios | pt_BR |
Alternative title | Virtual learning community for biology teachers - use evaluation and challenges | pt_BR |
Alternative title | Comunidad de aprendizaje virtual para profesores de bilogía - Evaluación del uso y desafíos | pt_BR |
Type | Article | |
Affilliation | Fundação CECIERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ. Brasil / Fundação CECIERJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. | pt_BR |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, RJ. Brasil. | pt_BR |
Subject | Virtual Learning community | pt_BR |
Subject | Knowledge construction | pt_BR |
Subject | participation | pt_BR |
Subject | collaboration | pt_BR |
Subject | Biology teaching | pt_BR |
Subject in Spanish | Comunidad virtual de aprendizaje | pt_BR |
Subject in Spanish | Construcción del conocimiento | pt_BR |
Subject in Spanish | Participación | pt_BR |
Subject in Spanish | Collaboracíon | pt_BR |
Subject in Spanish | Ensenanza de la biologia | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |