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EVOLUÇÃO DA MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS EM DIAMANTINA (MG), 2001 A 2012
mortalidade
acidentes de trânsito
violência;
estudos de séries temporais
Author
Affilliation
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Departamento de Ciências Básicas. Diamantina, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG, Brasil.
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Departamento de Ciências Básicas. Diamantina, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
Introdução: As causas externas estão entre as principais causas de morte no Brasil, afetando, principalmente, jovens e adultos.
Métodos: Estudo retrospectivo dos óbitos por causas externas em Diamantina, em Minas Gerais, de 2001 a 2012. Foram utilizados dados de óbitos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram calculados coeficientes trienais de mortalidade padronizados por idade, específicos por sexo, para todos os grupos de causas externas. As tendências foram analisadas por meio de modelos de regressão linear com o programa Stata 13.
Resultados: As causas externas constituíram a quinta causa de mortes no município, com coeficiente médio de 44,3/100 mil habitantes. Verificou-se maior risco de morte para homens (coeficiente médio=71,5/100 mil). Os acidentes de transporte constituíram a maior causa de óbitos (29,6%), seguidos por outras causas externas (21,5%), pelos homicídios (20,6%) e pelos suicídios (14,6%). A faixa etária de 20 a 29 anos foi a mais afetada, enquanto a faixa de 60 anos ou mais apresentou o maior risco. Verificou-se uma tendência de aumento (p<0,05) na mortalidade geral por causa externas, na mortalidade masculina por acidentes de transporte e na mortalidade feminina por agressões.
Conclusão: As causas externas constituem um problema crescente de saúde pública em Diamantina, sendo necessária a implementação de medidas que visem ao seu controle e redução.
Abstract
Introduction: External causes are among the main causes of death in Brazil, affecting mainly the young and adult populations.
Methods: Retrospective study of deaths due to external causes in Diamantina-MG, from 2001 to 2012. Mortality data was obtained from the Health Ministry’s Mortality Information System, while population data was obtained from the IBGE estimates. Standardized mortality rates were calculated according to gender and group of external cause. Trend analysis was performed through adjustment of linear models using Stata 13.
Results: External causes were the fifth main cause of death in the municipality, with a mean mortality rate of 44.3/100.000 individuals. Men showed higher risk of death (Mean rate = 71.5/100.000). ‘Transport accidents’ were the main cause of death (29.6%), followed by ‘Other external causes’ (21.5%), homicides (20.6%) and suicides (14.6%). The most affected age group was 20 to 29 year olds, while the group of 60 years or older presented the highest risk of death by these causes. There was an increasing trend based on gender (p<0.05) in general external cause mortality rates, males were more predominant in transport accidents, and females in homicides.
Conclusion: External causes constitute a growing public health issue in Diamantina, which requires efficient measures of control and reduction.
Keywords in Portuguese
causas externasmortalidade
acidentes de trânsito
violência;
estudos de séries temporais
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